Cotidiano

Reintegração termina com 12 detidos em São Paulo

A ação também interditou a rua e afetou a circulação de 35 linhas de ônibus, segundo informações da São Paulo Transporte

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/06/2015 às 16:08

Compartilhe:

A reintegração de posse de um edifício na Rua Coronel Xavier de Toledo, na região central da capital paulista, terminou com 12 pessoas detidas na manhã desta quarta-feira, 17. Dez delas por desobediência, uma por desacato e outra por porte de drogas. A ação também interditou a rua e afetou a circulação de 35 linhas de ônibus, segundo informações da São Paulo Transporte (SPTrans).

O prédio de dez andares, onde moravam cerca de 300 pessoas, foi invadido em abril. Apesar de o processo na Justiça ser contra o movimento Frente de Luta por Moradia (FLM), a Central de Movimentos Populares (CMP) diz ser responsável pela ocupação.

A Polícia Militar chegou ao local por volta das 5h30 para cumprir a ordem de despejo. Por volta das 7h30, o clima era tenso. Os sem-teto criaram barricadas com móveis e outros objetos, o que dificultou a entrada dos PMs. "As famílias criaram formas de resistência, mas da forma mais pacífica possível", afirma a representante da CMP Miriam Hermógenes. Os ocupantes também protestaram jogando papéis do alto do prédio, mas não houve confronto.

12 foram detidos durante a reintegração de posse (Foto: Kevin David/Futura Press)

Por causa da reintegração, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) precisou interditar totalmente a rua entre o viaduto do Chá e a Rua Sete de Abril e 35 linhas de ônibus municipais foram desviadas. Duas pessoas tentaram furar o bloqueio e acabaram detidas. Uma delas por desacato e a outra por porte de drogas. Uma mulher também chegou a ter as mãos algemadas, mas foi liberada logo em seguida.

Quando os policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar/Metropolitano (7º BPM/M) e do Choque conseguiram entrar no prédio, havia cerca de 40 pessoas no 9º andar do edifício. Segundo os ativistas, o comandante da operação solicitou o documento de identidade de todos os presentes para fazer ocorrência.

Dez pessoas acabaram detidas por desobedecer a ordem de saída dada pelos policiais. Todos os detidos foram encaminhados ao 3º Distrito Policial (Campos Elísios), onde devem assinar um termo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia calma, com água rasa e mirante especial; conheça

O Diário do Litoral te explica como chegar nessa maravilhosa opção de lazer e diversão

Diário Mais

Wi-Fi está chegando ao fim e nova forma de se conectar a internet vem aí; conheça

Tecnologia ainda parece recente e moderna, mas já está com os dias contados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter