Continua depois da publicidade
O segundo dia de operações de reintegração de posse na Vila Caic, nas proximidades da Vila Natal, ocorreu sem incidentes. Até às 16h30, cerca de 150 barracos foram desmontados na operação, uma boa parte deles pelos próprios ocupantes, de forma voluntária.
Das 359 moradias irregulares existentes na região, detectadas pelo diagnóstico social realizado pela Prefeitura antes da reintegração, já foram removidas aproximadamente 190.
A região a ser desocupada tem 85 mil m² e nela serão construídos 720 apartamentos da primeira fase do programa de urbanização da Vila Esperança, iniciativa que conta com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e que beneficiará mais de 20 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
A reintegração de posse foi determinada por decisão judicial e é acompanhada pela Polícia Militar. Secretários e técnicos da Prefeitura também estão no local para garantir o atendimento social às famílias, que têm à disposição o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Vila Natal.
Como apontado no diagnóstico social, cerca de 90% dos ocupantes tem origem definida, muitos inclusive na região da Vila Esperança. Todos deverão retornar para suas antigas moradias ou se deslocarem para residências de amigos e parentes. Caso necessitem, têm à disposição o apoio logístico da Municipalidade.
Como determina TAC assinado pela Prefeitura com o Ministério Público, a inscrição de pessoas nos programas habitacionais atuais está congelada, mas os ocupantes do Caic poderão ser inscritos em projetos futuros.
Continua depois da publicidade