Cotidiano

Reino Unido confirma caso de gripe aviária

Eles descartaram que seja H5N1, variedade da doença que pode ser fatal para humanos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/11/2014 às 18:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Reino Unido confirmou um caso de gripe aviária em uma criação de patos no país, o primeiro desde 2008. Autoridades afirmaram que foram tomadas medidas para controlar o surto e que cientistas estão trabalhando para identificar a variedade do vírus. Eles descartaram que seja H5N1, variedade da doença que pode ser fatal para humanos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O risco para a saúde pública é "extremamente baixo", afirmou o porta-voz do Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assunto Rurais britânico (DEFRA, na sigla em inglês).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• EUA diz que não vai se intimidar com Estado Islâmico

• Síria diz precisar de detalhes sobre plano de paz da ONU

• EUA: morre médico infectado pelo ebola em Serra Leoa

O vírus foi encontrado em uma fazenda próxima ao vilarejo de Nafferton, no norte da Inglaterra. Um veterinário local alertou sobre o assunto na sexta-feira, levando especialistas em saúde animal a isolarem a área e sacrificarem todos as seis mil aves da fazenda.

O oficial chefe de Veterinária no Reino Unido, Nigel Gibbens, afirmou que o caso provavelmente está relacionado aos recentes surtos na Holanda e na Alemanha. Aves selvagens ou gaiolas usadas para transportes de animais podem ter levado o vírus ao território britânico.

Continua depois da publicidade

Na Holanda, o governo proibiu o transporte de aves e ovos no país após detectar surto de gripe aviária em uma granja. No domingo, o ministério de Assuntos Econômicos afirmou que a doença foi identificada como uma linhagem altamente contagiosa do vírus H5N8, detectado também na Alemanha no início de novembro.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software