Cotidiano

Região entra em alerta máximo para chuvas fortes, alagamentos e deslizamentos até 4 de janeiro

A Defesa Civil do Estado informou que os acumulados de chuva podem passar de 100 mm

Da Reportagem

Publicado em 30/12/2021 às 12:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

*Foto meramente ilustrativa. / Fotos Públicas/PRAKASH SINGH/AFP

Continua depois da publicidade

Com o deslocamento do corredor de umidade que estava na Bahia na direção da Baixada Santista, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta preocupante: há a possibilidade de Santos e demais cidades serem atingidas por chuvas e temporais fortes entre a tarde dessa quinta-feira, dia 30, até o dia 2 de janeiro, domingo. Porém, o The Weather Channel estica esse probabilidade até a terça-feira, dia 4.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As chuvam poderão ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite e virem acompanhadas de raios e ventos de forte intensidade. Elas podem ser de curta duração - média de 10 a 20 minutos - ou de longa duração - 25 a mais de 1 hora -. Porém, a quantidade de água que deve despencar nesses perídos preocupa muito a Defesa Civil: são esperados mais de 100 mm de chuva nos próximos dias, o que poderá gerar alagamentos, deslizamentos e demais transtornos. 

Continua depois da publicidade

Em caso de barulhos estranhos na sua residência - como estalos etc. - saia imediatamente do local e busque por outro mais seguro com parentes ou amigos.

Sair apenas do cômodo onde se ouviu algo anormal não garante a sua segurança nem a da sua família. É preciso sair da casa.

Continua depois da publicidade

Se estiver na rua evite áreas abertas, como campos de futebol ou praias, e saia de perto de árvores ou de locais que estejam passando por obras, pois alguns objetos podem voar na sua direção.

Nunca, em hipótese alguma, tente caminhar por uma rua alagada. Você não sabe - e nem consegue enxergar - se a água danificou a estrutura do solo, abrindo buracos ou tirando as "bocas de lobo" do lugar. E esse recado também vale para quem estiver de carro, moto, bicicleta etc.

Em situações de emergência não hesite em ligar para a Defesa Civil, no número 199. Ou, ainda, para os Bombeiros, no 193.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software