Continua depois da publicidade
A Ponte Pênsil só deverá ser entregue ao tráfego de veículos em março do ano que vem. A conclusão das obras de reforma foi adiada três vezes. A ponte liga área insular de São Vicente ao bairro continental do Japuí, que faz divisa com a Praia Grande. Atualmente, o único acesso disponível para a travessia São Vicente-Praia Grande é a ponte Esmeraldo Tarquínio, conhecida como Ponte do Mar Pequeno.
“A prorrogação do prazo foi necessária, pois a empresa responsável pelas obras constatou a necessidade de readequação dos blocos de sustentação dos cabos, danificados pelo tempo. Por conta disso, foi preciso realizar um aditamento do contrato”, informou o DER.
Durante a inauguração do Anel Viário em Cubatão, no dia 1º de outubro, o secretário de Logística e Transportes do Estado, Clodoaldo Pelissioni, disse que além da extensão do prazo houve também um aditivo de valor. “Fizemos até um aditivo de prazo e valor no contrato para entregar devidamente a ponte. Vamos ter um pequeno atraso, mas necessário para a segurança de todas as pessoas que passam por ali”, disse Pelissioni.
Continua depois da publicidade
Questionada sobre o aporte adicional, o DER não informou sobre quanto foi o valor. A obra foi contratada no valor de R$ 33,2 milhões junto à empresa Concrejato, com data de início em 17 de junho de 2013 e prazo de 12 meses.
O primeiro prazo de entrega era em maio passado, data do centenário da ponte. “É importante frisar que pela primeira vez, em 100 anos, o cabeamento da ponte será trocado. A última grande reforma estrutural foi realizada há pelo menos dez anos. O DER realizava regularmente serviços de manutenção do tablado de madeira. Obras para recuperação de roscas, parafusos e da estrutura metálica já foram realizadas. São executados agora serviços para a recuperação do bloco estrutural”, informou o DER em nota.
Mais que um ponto turístico
Continua depois da publicidade
Além de cartão postal de São Vicente, a Ponte Pênsil é uma ligação importante, pois por ela trafegam automóveis, ciclistas, motociclistas e pedestres.
Durante a realização das obras de reforma, a ponte está sendo usada somente por pedestres e ciclistas.