Chegou ao fim a tão aguardada reforma da Ponte Pênsil / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Chegou ao fim a tão aguardada reforma da Ponte Pênsil, cartão postal de São Vicente e importante ligação viária da Cidade.
Os trabalhos duraram cerca de dez meses, com início no final de outubro de 2022, após vários pedidos do prefeito Kayo Amado ao Governo do Estado, apontando a necessidade de obras urgentes de recuperação do piso e dos gradis.
A última reforma havia ocorrido há sete anos. Agora, o patrimônio histórico centenário está novamente restaurado, com substituição total do guarda-corpo e das pranchas de madeira e manutenção preventiva e corretiva de seus elementos estruturais, incluindo seus cabos de sustentação.
Os trabalhos ficaram sob responsabilidade da empresa Concrejato, contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, e tiveram investimento de R$ 5,2 milhões.
É importante ressaltar que todo o planejamento da reforma foi elaborado pensando em minimizar os impactos ao tráfego de veículos. Dessa maneira, os trabalhos mais complexos, alguns exigindo a interrupção do tráfego, foram executados durante o período noturno e madrugada, quando o fluxo de veículos é muito menor.
“A Ponte Pênsil, além de ter um valor histórico, cultural e turístico para a nossa Cidade, é passagem de milhares de pessoas diariamente. Agradeço ao Governo do Estado por atender aos meus pedidos em 2022 para que a estrutura passasse por essa reforma. Mas continuaremos fiscalizando, porque essa ponte tão importante precisa de manutenções mais frequentes, para que esteja sempre em ótimas condições para os usuários", disse o prefeito Kayo Amado.
História - A Ponte Pênsil foi registrada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo em 30 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).
A ponte foi proposta em 1910 pela Comissão de Saneamento de Santos, liderada por Francisco Saturnino de Brito, para dar suporte a um duto de esgoto de Santos e São Vicente até o Oceano Atlântico, sendo inaugurada em maio de 1914 pelo ex-prefeito Washington Luís.
Continua depois da publicidade