Cotidiano

Rede social reunirá santistas

Ferramenta cria canal para cidadãos enviarem fotos e endereços de problemas pontuais

Publicado em 24/10/2014 às 11:21

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A Prefeitura de Santos apresentou, ontem, uma nova ferramenta para aproximar os munícipes do governo. Trata-se do Colab, uma espécie de rede social onde o cidadão pode publicar problemas encontrados na cidade e repassar diretamente para a Administração Municipal.

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O acesso pode ser realizado de computadores ou dispositivos móveis, pelo site www.colab.re. A pessoa pode se conectar utilizando sua conta no Facebook e, após o cadastro, fica livre para enviar sua solicitação. São três tópicos que podem ser publicados: Fiscalize (onde pode se fazer qualquer reclamação sobre problemas enfrentados na cidade), Proponha (para publicar alguma ideia ou projeto) e Avalie (para avaliar os bens e serviços públicos).

Em cada publicação, o usuário precisa postar a foto do problema e o endereço onde está ocorrendo a situação. Desta forma, através de um GPS, o site já informa precisamente a Ouvidoria Municipal sobre a chamada realizada.

Para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a ferramenta é mais um artifício para auxiliar a Administração Municipal em relação a transparência na gestão. ”Nós estamos abrindo a prefeitura para o cidadão participar. Todos os dados e informações. O próprio Programa Cidade Aberta, onde a população acompanha os indicadores de todas as áreas, contratos de gestão, onde as pessoas sabem o compromisso assumido em cada uma das áreas. A transparência, hoje, não é um diferencial. É uma necessidade imprescindível para toda boa gestão pública”.

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Três tópicos serão publicados: Fiscalize, Proponha e Avalie (Foto: Matheus Tagé/DL)

O trabalho de gestão do programa será da Ouvidoria do município. Dois funcionários serão designados para fazer a triagem e repassar cada solicitação para a secretaria responsável. Segundo o ouvidor municipal, Flávio Ramirez Jordão, a novidade irá estreitar o contato entre governo e cidadãos. “É um canal onde a pessoa pode tirar uma foto e mandar imediatamente para nós para que possamos tomar uma decisão. Tenho certeza que irá facilitar a vida dos munícipes em relação a problemas pontuais que, muitas vezes, não chega ao poder público”.
Ideia partiu de vereador

A ideia da implantação desta “rede social” partiu do vereador Kenny Mendes. Inicialmente, ele implantaria um dispositivo semelhante em seu gabinete, mas foi impedido pela legislação. “Ferramentas como essa já existem em cidades no exterior. Pelo grande número de solicitações que recebo pelo Facebook e Twitter, decidi criar o “Gabinete Virtual”. Mas acabei sendo vetado porque o projeto poderia ser contado como um brinde que eu estaria distribuindo e isso é ilegal”, explicou Kenny.

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O vereador conheceu o Colab por causa da prefeitura de Curitiba, que já utiliza a ferramenta. Ele sugeriu a implantação do sistema em uma sessão da Câmara dos Deputados. Todo o tramite até a oficialização do programa na cidade demorou quatro meses.

Sobre o Colab

O Colab está presente em mais de 30 cidades no Brasil e não teve custos para a prefeitura de Santos. Segundo Gustavo Maia, co-fundador da empresa, o projeto nasceu com o ideal de fazer uma ponte entre cidadão e governante. “A gente ficou na cabeça que precisava fazer uma ponte melhor entre o cidadão e o servidor público. Existia um vale enorme entre o que o cidadão fala no dia o dia nas redes sociais. O Colab nasceu para servir como essa ponte”.

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O projeto demorou cerca de 1 ano  e 6 meses para ser desenvolvido e há 6 meses passou a ser implantado nas cidades. A expectativa da empresa é que, até o fim de 2015, aproximadamente 200 municípios tenham aderido ao programa. 

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