Continua depois da publicidade
O setor hoteleiro da Baixada Santista está otimista com o tempo de sol e calor dos últimos dias e aposta numa ocupação de 85% a 100% na Baixada Santista neste feriado prolongado do Dia da Consciência Negra.
Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, José Lopez Rodriguez, 70% dos 12 mil leitos disponíveis na rede hoteleira da Região já haviam sido reservados até ontem.
Rodriguez acredita em uma ocupação média de 85% até domingo. Já o presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, Ricardo Romã Junior, afirmou que os hotéis e pousadas de Guarujá estão 100% lotados, repetindo o movimento do último feriado. “Guarujá está preparada para receber o turista porque oferece hotéis, gastronomia e lazer de alto padrão”, disse Romã.
Emprego temporário
Romã destacou ainda que o turismo guarujaense gera seis mil empregos diretos durante o ano e mais seis mil durante a temporada de Verão.
“No Verão são 12 mil empregos diretos no setor de hotelaria e 80 mil indiretos, no comércio”, apontou Romã explicando que o comércio também duplica sua oferta de postos de trabalho pelo menos durante três meses no Verão. Além disso, Romã disse que de 10% a 20% dos trabalhadores temporários contratados acabam sendo efetivados na Cidade.
Previsão do tempo
Embora o setor hoteleiro esteja na expectativa de dias ensolarados nas praias da Região, a previsão meteorológica não é animadora. Segundo o meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Luiz Souza, poderão ocorrer pancadas de chuva hoje à tarde, durante a noite e na manhã de sábado, na Baixada Santista.
A temperatura que ontem oscilou entre 39° C e 42° C em alguns pontos, deverá cair para 32° C nesta sexta-feira. Já no sábado, o dia será nublado e a temperatura poderá cair um pouco mais, ficando em torno de 27° C. Já no domingo, o sol aparece e a temperatura volta a subir para cerca de 32° C. Souza explicou que as instabilidades no tempo devem-se ao deslocamento de áreas de baixa pressão do oceano para a Região.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra será celebrado em 750 cidades do País, que instituíram a data como feriado ou ponto facultativo, de acordo com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Governo Federal. O dia 20 de novembro lembra a morte do líder do Quilombo de Palmares, Zumbi, ocorrida em 1695. A data é comemorada desde 1978 no Brasil, mas só em 1995 algumas prefeituras começaram a instituir o feriado nesta data.
Continua depois da publicidade