Cotidiano

Reclamações por excesso de barulho crescem 83% em 2022

Câmara avalia projeto para aumentar ainda mais nível de tolerância de ruídos na capital paulista

Gazeta de S.Paulo

Publicado em 24/05/2022 às 17:01

Compartilhe:

Reclamações por som tem aumento na capital / Pexels/Guillaume Meurice

As reclamações por excesso de barulho cresceram 83% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado na cidade de São Paulo, segundo dados da Ouvidoria do município. As informações são do g1.

O som acima do tolerável afeta moradores de diferentes bairros da capital. As reclamações sobre o tema passaram de 325 no primeiro trimestre de 2021 para 594 no mesmo período de 2022.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No Tatuapé, na Zona Leste da cidade, um dos locais com maior número de reclamações pelos moradores é a Arena de Esportes Corinthians, que, com shows à noite, tem gerado incômodo aos vizinhos.

Os moradores da região já reclamaram diversas vezes no número 156 da prefeitura e registraram boletim de ocorrência, mas nada mudou. A arena informou que sempre procura respeitar o sono dos vizinhos e que nunca ultrapassa o horário de 22h, limite estabelecido pela Lei do Silêncio.

Na Zona Oeste, um grupo formado por moradores de longa data pede medidas para resolver o barulho ao redor do estádio de outro clube, o Allianz Parque, do Palmeiras, especialmente em dias de shows. Em 2016, o Ministério Público instaurou um inquérito civil e determinou que a empresa responsável pela arena instalasse janelas antirruído em 6 apartamentos de um prédio da região. O serviço terminou em março.

Contudo, os problemas continuaram e, em abril, a prefeitura chegou a determinar o fechamento administrativo do espaço depois de três multas por descumprimento da lei do Psiu. A empresa que administra a arena conseguiu uma liminar da Justiça pra continuar funcionando.

Enquanto isso, na Câmara Municipal, os vereadores discutem aumentar a tolerância para o barulho. Um projeto de lei em discussão prevê aumentar o nível máximo de ruídos no entorno dos estádios para 85 decibéis. Na região de Perdizes, onde fica o Allianz, o máximo permitido de ruído é de 55 decibéis.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

'Semana do Cinema' terá ingressos por apenas R$ 12,00; confira dicas

Diário do Litoral separou algumas dicas de filmes que poderão ser conferidos pelo valor promocional

Polícia

Esposa e irmã de Igor Peretto são presas no Litoral de SP

Na última segunda-feira (2), Rafaela e Mário tiveram a prisão temporária decretada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter