Continua depois da publicidade
A Receita Federal incluiu no Plano Anual de Fiscalização para 2015 as investigações de contribuintes envolvidos na Operação Lava Jato. O secretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung Martins, informou há pouco que já estão em andamento ações contra 57 contribuintes pessoas físicas e jurídicas para tentar identificar crime de sonegação fiscal. "A chance desses contribuintes terminarem o processo com auto de infração é de 91%", afirmou.
Além disso, outros 265 contribuintes (130 pessoas físicas e 135 pessoas jurídicas) estão em análise e podem ter um procedimento de fiscalização aberto. Segundo ele, nos casos em que outros crimes forem identificados, como evasão de divisas e lavagem de dinheiro, a Receita Federal encaminhará para o Ministério Público Federal (MPF) para que possa ser aberta uma ação penal.
Continua depois da publicidade
Martins explicou que, em caso de contribuintes sem foro privilegiado, as informações são encaminhas para o MPF em Curitiba, responsável pela investigação da Lava Jato. Mas nos casos de contribuintes com foro privilegiados, os dados serão enviados à Procuradoria Geral da República, em Brasília.