Cotidiano

Rebeldes dizem estar cercados por forças da Ucrânia

No comunicado, eles parecem estar admitindo que as forças do governo da Ucrânia estão avançando após quatro meses de conflitos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/08/2014 às 12:14

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A insurgência pró-Rússia no leste da Ucrânia afirmou neste sábado que as forças ucranianas assumiram o controle da cidade de Krasnyi Luch, deixando a maior cidade da região controlada por rebeldes, Donetsk, cercada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No comunicado, os rebeldes parecem estar admitindo que as forças do governo da Ucrânia estão avançando após quatro meses de conflitos. Segundo o documento, a cidade de Krasnyi Luch "foi tomada pelo inimigo", deixando os rebeldes "cercados".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Papa indica enviado pessoal ao Iraque

• EUA proíbem aviões de sobrevoarem o Iraque

• EUA advertem Rússia a respeito de intervenção na Ucrânia

O porta-voz das ações militares da Ucrânia, Andriy Lysenko, disse a repórteres neste sábado que não pode confirmar a alegação de que a cidade estaria sob o comando das tropas. Em Donetsk, um porta-voz da prefeitura afirmou que pelo menos uma pessoa morreu e diversas ficaram feridas em ataques ocorridos hoje no sul da cidade.

Na medida em que os confrontos continuam, aumentam as preocupações com uma catástrofe humanitária em Luhansk, onde os conflitos têm sido mais fortes e prolongados. Segundo agências de notícias russas, a prefeitura da cidade disse estar sem água e energia elétrica há uma semana, com a maioria do seu comércio fechado.

Continua depois da publicidade

A Rússia tem pressionado para enviar uma missão humanitária a Luhansk, mas o governo da Ucrânia e os países ocidentais suspeitam que isso pode ser um pretexto para o envio de tropas. Eles afirmam que a Rússia já reuniu cerca de 20 mil tropas na fronteira com a Ucrânia.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software