Continua depois da publicidade
A nova proposta aos servidores, feita pela Prefeitura de Cubatão, foi aprovada em uma assembleia conturbada, na noite da última quinta-feira, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Cubatão (Sispuc). “Não houve votação. O sindicato contratou seguranças, leu a proposta de qualquer jeito, seis pessoas levantaram a mão pela aprovação e acabou. Eles disseram que a proposta estava aprovada, desligaram as luzes, os seguranças fizeram uma barreira para que a gente não conseguisse chegar perto para reclamar e acabou”, conta o servidor Maykon Rodrigues, membro da comissão de greve.
A servidora Erenita Barbosa também reclamou da forma como o sindicato organizou a negociação. “A maioria ia aprovar a proposta, até porque já há um desgaste entre a Prefeitura e os servidores, mas nós queríamos saber detalhes das propostas, queríamos algumas explicações”, explica.
Segundo Maykon, a ação do sindicato será denunciada no Ministério Público do Trabalho. “O que eles fizeram é considerado prática contra o sindicalismo. Nós vamos denunciar, assim como já fizemos em outros casos”, garante.
A relação dos servidores públicos de Cubatão com o sindicato da categoria não é das melhores. Durante as manifestações do ano passado, a categoria chegou a registrar Boletim de Ocorrência contra a Sispuc. “Não confiamos no sindicato, já tivemos problemas. No ano passado, eles fecharam a porta do sindicato para que os servidores não entrassem. Com o sindicato, não há articulação”, lamenta.
Continua depois da publicidade
A proposta
Os servidores terão acréscimo, a partir de junho deste ano, de 10% de reajuste sobre o padrão de vencimentos, não retroativo e que será incorporado aos vencimentos a partir de fevereiro de 2014.
Continua depois da publicidade
Também em fevereiro do ano que vem será pago reajuste de 5% sobre o saláriobase, tendo como referência maio/2013 (mês de dissídio da categoria). A incorporação não ocorrerá neste primeiro momento; será discutida posteriormente entre a Administração e o sindicato.
Sobre horas extras e smais representatividade, a proposta elaborada pela Prefeitura contempla outras reivindicações dos servidores públicos, como o pagamento imediato das horas extras atrasadas.
Além disso, segundo a Administração, um representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cubatão (Sispuc) será indicado pela categoria para acompanhamento permanente das finanças do Município, com apoio técnico dos representantes do governo.
Continua depois da publicidade
Também será instituída uma Comissão Permanente de Negociação entre membros da Administração e diretoria do Sispuc, para análise de demandas apresentadas pelo funcionalismo a qualquer tempo. O sindicato também aprovou a compensação das horas referentes ao dia da paralisação dos servidores municipais, realizada no mês passado.