Continua depois da publicidade
O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, estimou que será concedida ainda na semana que vem o reajuste tarifário à Sabesp. A medida depende da recomposição do quórum da diretoria do órgão regulador, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Segundo o secretário disse em entrevista ao Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deve apreciar, na semana que vem, a indicação de José Bonifácio de Souza Amaral Filho para ocupar uma das diretorias da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo (Arsesp). Amaral já foi sabatinado e aprovado em comissão específica da Alesp no último mês. Atualmente, a agência reguladora tem apenas duas das cinco diretorias ocupadas. Para fazer deliberações, é exigido o quórum de ao menos três diretores.
Por causa disso, o processo de revisão tarifária da Sabesp está paralisado desde agosto. "Com certeza, semana que vem será apreciado no plenário da Alesp. Confirmada no plenário, assim que ele assumir, nos concedemos o reajuste (à Sabesp)", disse Aníbal. Ele explicou que o aumento vai recompor a inflação anual, mas irá descontar o reajuste de cerca de 2% concedido em maio no contexto do processo de revisão tarifária pelo qual está passando a concessionária. Aníbal lembrou também que o reajuste nas tarifas será retroativo, uma vez que o reajuste é autorizado anualmente à Sabesp em agosto e aplicado em setembro.
O secretário estimou ainda que a Arsesp deve ter as cinco diretorias ocupadas até o início de 2014. Segundo explicou, é preciso aguardar um mês após a última aprovação de diretor na agência para fazer uma nova indicação e a submeter à Alesp. "Não sei se dá pra completar a diretoria da Arsesp neste ano, mas com certeza até o início do ano que vem, sim", disse.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade