Cotidiano

Rapper leva mensagem sobre escolhas de vida para alunos de São Vicente

MC Renatão fala sobre experiências pessoais e utiliza a música para mostrar que "dinheiro fácil é dinheiro falso"

Da Reportagem

Publicado em 02/04/2025 às 09:29

Atualizado em 02/04/2025 às 09:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

MC Renatão realiza palestras sobre a obtenção de dinheiro por meios ilícitos / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

O rapper Renato Augusto está levando a alunos de escolas municipais de São Vicente uma mensagem sobre escolhas de vida e suas consequências. Por meio da música e das experiências pessoais, MC Renatão realiza palestras sobre a obtenção de dinheiro por meios ilícitos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com linguagem simples e direta, o rapper de 52 anos detalha aos estudantes que, quando mais jovem, viu sua vida sendo destruída pela dependência química. “Eu falava para a minha mãe que a amava, mas roubava as coisas dela para trocar por drogas. Isso é demonstração de amor?”, questiona, levando estudantes a uma reflexão.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vereador de São Vicente denuncia sabotagem em escolas municipais

• Rapper santista busca holofotes para ajudar a cena musical na região

A ideia de realizar palestras em unidades educacionais surgiu após um trabalho de evangelização na Fundação Casa. Em uma dessas visitas, no ano de 2019, o músico conheceu um reeducando com sete passagens pela instituição e perguntou o porquê de optar pela criminalidade. “Ele me disse que gostava de dinheiro fácil, sem precisar trabalhar”, lembra Renatão, contando que o jovem citava o roubo e o tráfico como formas de obter alto rendimento, suficiente para comprar produtos caros, como tênis, roupas, correntes, pulseiras e relógios.

“O que ele chamou de dinheiro fácil é, na verdade, dinheiro falso, pois tudo o que ele ganhava era esbanjado, e o pouco que sobrava usava para pagar advogados. Porque dinheiro que entra fácil, sai fácil”.

Continua depois da publicidade

A reflexão levou à ideia de firmar uma parceria com a Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc) para realizar palestras em escolas. Desde então, o rapper e sua equipe percorreram unidades como Caic Ayrton Senna (Humaitá), Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras) e Carolina Dantas (Catiapoã), sempre apresentando qual o verdadeiro valor das conquistas.

O conceito também virou música, com o trap “Dinheiro Fácil” e videoclipe lançado nesta terça-feira (1) pelo canal do YouTube, com produção da Santo Clã Filmes e direção de Mano Sassá, que pode ser conferido pelo link:

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software