Santos mantém o patamar A no Mapa do Turismo desde 2017 / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias de dezembro, Santos apareceu no ranking das 100 melhores para se viver no Brasil. O levantamento levou em consideração 15 fatores e faz parte do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). Santos aparece com destaque, na 11ª colocação.
Os 15 indicadores que definem a lista pesam as condições de setores essenciais para a qualidade de vida: segurança, saneamento, educação e saúde. O estudo foi desenvolvido pela Macroplan Analytics.
Continua depois da publicidade
Uma avaliação de 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes mostrou que Santos é a 11ª cidade mais competitiva do País, à frente de capitais, e segue como líder nacional na camada ESG (Ambiental, Social e Governança, sigla do termo em inglês).
O instrumento avalia os municípios que se destacam na entrega de serviços públicos, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para viverem e se desenvolverem nos locais classificados.
Continua depois da publicidade
Santos ficou em primeiro lugar no eixo de Urbanismo do Ranking Connected Smart Cities 2024. Esta é a terceira vez consecutiva que o Município obteve a classificação máxima do estudo desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta, resultado dos diversos investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e tecnologia. Além disso, Santos também obtém selo ouro de cidade inteligente.
Santos é a líder nesta lista na região e se destaca entre as 10 melhores cidades para se viver do País com um IDH que a coloca em 3º lugar no ranking nacional.
Um levantamento da Delta Economics & Finance (DEF) para a Revista Exame posicionou Santos como a segunda melhor cidade do Brasil para criar filhos. Aspectos como custo de vida, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a taxa de violência foram analisados para determinar essa classificação.
Segundo o índice, Santos oferece um ambiente seguro, com taxas de violência relativamente baixas, além de uma rede de serviços públicos eficientes. A Cidade possui um sistema educacional de qualidade, com escolas e instituições de ensino reconhecidas, assegurando uma excelente base educacional para as crianças.
Continua depois da publicidade
O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, de 2023, posicionou Santos em terceiro no levantamento das cidades mais bem preparadas para acolher os 60+.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Longevidade (IDL) e considerou critérios como saúde, impacto socioambiental e economia para determinar os melhores destinos para quem deseja se aposentar.
Segundo o Ranking de Sustentabilidade dos Municípios de 2024, Santos é referência nacional em ESG (Environmental, Social and Governance) e atualmente ocupa a terceira posição em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, prevista pela ONU. As posições de destaque foram pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O índice utiliza metodologia que combina dados e indicadores do Ranking de Competitividade com análise focada em sustentabilidade. Foram avaliados 65 indicadores com dados públicos das 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
Santos obteve a pontuação máxima (100) na dimensão Ambiental, onde é líder desde 2021. Além disso, a Cidade subiu duas posições em Governança, alcançando a 22ª colocação com 85,21 pontos, e melhorou seu desempenho na dimensão Social, passando do sétimo para o quinto lugar, com 86,48 pontos.
Santos registrou melhorias significativas em três indicadores em 2024: a taxa de mortes por causas indeterminadas ficou em 98,38 pontos; a mortalidade de jovens por razões de segurança ficou com 91,06 pontos; a mortalidade nos transportes ficou com 88,59 pontos.
A Estação Elevatória com Comportas (EEC) Marcos Diniz, localizada na Zona Noroeste, recebeu o Prêmio Melhores e Maiores Obras 2024, na categoria combate às enchentes.
Continua depois da publicidade
No mês de julho, Santos foi mais uma vez reconhecida pela performance de programas socioambientais. No top 50, a cidade ficou com a 39ª posição no relatório do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), um índice que permite avaliar a qualidade de vida de todos os municípios do País a partir de uma cesta de indicadores.
Entre as 10 cidades litorâneas com mais de 100 mil habitantes, Santos é a mais segura da Baixada Santista nesse segmento populacional, e ocupa o 4º lugar no ranking geral de segurança no País.
Santos está na 9ª posição no ranking entre os municípios com maior adesão à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entre as cidades com mais de 250 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
O ISLU 2022 avaliou os seguintes fatores: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), porcentagem da população atendida com o serviço de coleta regular de resíduos sólidos, sustentabilidade financeira (capacidade do município em sustentar financeiramente os serviços de manejo de resíduos sólidos), reciclagem dos resíduos sólidos urbanos e o impacto ambiental (geração do passivo ambiental de um município por meio do cálculo da quantidade de resíduos dispostos inadequadamente em lixões e aterros controlados).
Segundo o Ranking de Saneamento 2024, do Instituto Trata Brasil, Santos aparece como a oitava do País na lista geral de saneamento.
ODS
Em 2024, Santos ficou em terceiro lugar no ranking de cumprimento dos ODS, de acordo com a Central de Liderança Pública (CLP). A cidade lidera o ranking de ESG, com destaque na dimensão ambiental e na quinta posição na dimensão social.
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos manteve a classificação máxima no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor.
Santos mantém o patamar A no Mapa do Turismo desde 2017.
O resultado oficial do selo ‘Compromisso Nacional com a Alfabetização’, atribuído pelo Ministério da Educação como parte da estratégia do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, foi anunciado.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Educação (Seduc) recebeu o selo ouro, que atesta as diversas ações realizadas na rede municipal.