Cotidiano

Raio-X DL: Moradores de Peruíbe querem expansão da ciclovia

Boa parte da malha cicloviária fica na orla e na região central. Usuários ainda detectam como problema a falta de iluminação

Publicado em 19/10/2015 às 11:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Expandir a malha de ciclovia e de ciclofaixa para outros bairros da Cidade. Esse é o pedido de ciclistas de Peruíbe ouvidos pelo Diário do Litoral ao avaliarem os equipamentos, na última sexta-feira. O município conta com 13,7 km de ciclovia e 7,65 km de ciclofaixa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma das vias que precisam de ciclovia, ou ciclofaixa, é a Avenida João Abel, logo na entrada da Cidade, onde o comércio tem presença forte. Dá para ver ciclistas dividindo espaço com carros nos dois lados da via.

Um trecho da ciclovia na orla, perto do condomínio Bougainville I, está bem sinalizado e com pintura nova – destoando do estado de conservação do equipamento em outros trechos junto à praia.

Foi nesse local em que o morador de São Paulo Antônio Barreira pedalava, na sexta-feira, e comentou com a Reportagem sua aprovação à ciclovia. “É excelente. Principalmente se comparada à da Capital. A de São Paulo é horrível. Falta segurança”.

Continua depois da publicidade

Ciclistas dividem espaço com carros em trechos da ciclofaixa, na região central (Fotos: Luiz Torres/DL)

Barreira disse que usava a bicicleta não apenas na orla, em Peruíbe, mas também em bairros mais afastados. “Aqui, por incrível que pareça, os carros respeitam as bicicletas”.
Morador do bairro Belmira Novaes, o comerciante Antônio Rodrigues reclamava da curta extensão da ciclovia em Peruíbe. “A Prefeitura tem que fazer mais ciclovias, mesmo na orla”.

Uma das melhorias que podem ser feitas na ciclovia na orla, além de uma melhor sinalização horizontal, é a iluminação do equipamento.

Continua depois da publicidade

O comerciante Benito Ribeiro, morador do Caraguava, garante ter cobrado pessoalmente a prefeita Ana Preto (PTB) a ampliação da ciclovia na orla “até Itanhaém”. Na avaliação dele, a ciclovia na orla precisa de melhorias.

“Uso a ciclovia todos os dias para trabalhar. Aqui está com piso pior do que o da minha casa”, diz Benito, que carrega sorvetes em um compartimento na parte de trás de sua bicicleta.

Falta campanha

Continua depois da publicidade

Quem circula pela orla de Peruíbe percebe que, além das melhorias no equipamento, é necessária uma campanha de conscientização dos ciclistas. É fácil notar vários disputando espaço com carros, mesmo em vias com ciclovia.

Trecho da orla é bem servido, mas precisa de manutenção para evitar que areia invada a pista

Ciclofaixa

Continua depois da publicidade

Ao contrário da orla, o ciclista que passa pelo centro de Peruíbe, onde o comércio é forte, encontra basicamente ciclofaixas para circular. Um dos problemas é que sequer há pintura exclusiva - a cor vermelha é padrão - no solo. O que existe é apenas uma faixa branca dividindo os carros das bicicletas.

No pouco tempo em que a Reportagem ficou observando a movimentação na Avenida Padre Anchieta, foi possível notar que vários motoristas não respeitam a linha divisória e invadem a ciclofaixa para a descida de passageiros.

Quem se ressente da falta de maior espaço para cicilistas é o eletricista Noel Jovino da Silva. “Eu ando de bicicleta todos os dias, mas tem muito carro que não respeita a gente”. Noel gostaria de ver, também, mais ciclovias em bairros afastados do Centro.

Continua depois da publicidade

Procurada pela Reportagem, a Prefeitura de Peruíbe não respondeu se há uma previsão de ampliação da malha cicloviária e qual o período médio de manutenção dos equipamentos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software