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Com 14,9 quilômetros de ciclovia, Cubatão tem a terceira menor malha cicloviária da Baixada Santista. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ciclistas (ABC), Jessé Felix, a Prefeitura acordou tarde para a questão do sistema cicloviário, mas está tentando recuperar o tempo perdido. O Diário do Litoral esteve no Município e conferiu a situação das vias oferecidas aos ciclistas.
“As ciclovias de Cubatão estão boas. Acho que a situação pior é para os motoristas, pois as ruas estão cheias de buraco”, disse Pedro Márcio, morador da Vila Nova. O vendedor utiliza todos os dias a ciclovia, que liga o Jardim São Francisco a Vila São José, para trabalhar.
A ciclovia percorrida pelo vendedor é intercalada com ciclofaixa, está sinalizada e não possui deformações. No trecho que liga a Vila São José a Vila dos Pescadores também está em bom estado de conservação.
A principal via do Centro, a Avenida Nove de Abril, não conta com ciclovia ou ciclofaixa. Os ciclistas trafegam entre os veículos. O logradouro é utilizado como uma opção de acesso ao polo industrial. Segundo a Prefeitura, a Avenida Nove de Abril está incluída nos estudos de expansão de ciclovias.
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Do Centro a Reportagem seguiu para o Jardim Casqueiro. O bairro conta com ciclofaixas bem sinalizadas. Na Avenida Beira Mar, a pista é utilizada pelos ciclistas para lazer.
Já a ciclovia da Estrada Metalúrgico Ricardo Reis, que liga o Jardim Casqueiro ao Jardim Caraguatá, precisa de intervenções. Em alguns trechos a vegetação e algumas deformações no solo atrapalham a passagem dos ciclistas. Por não exister calçada no local, os pedestres caminham por onde as bicicletas passarão. A iluminação no local também é precária e já foi alvo de reclamação dos moradores em matéria veiculada pelo Diário do Litoral.
A Prefeitura informou que há um projeto de remodelação para o local, incluindo melhorias na iluminação, limpeza da ciclofaixa e a implantação de calçadas para os pedestres. O serviço faz parte do programa Prefeitura em Ação, um amplo conjunto de serviços que envolve todas as secretarias da Administração, com especial atenção aos trabalhos de recuperação e manutenção de vias públicas.
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Projetos
Até 2008, Cubatão possuía pouco menos de 10 quilômetros de ciclovias na Cidade. Em 2012, a malha cicloviária foi ampliada e atingiu 12 quilômetros e, atualmente, já conta com 14,9 quilômetros. Segundo a Prefeitura, a intenção é aumentar o sistema em um quilômetro até o final do próximo ano.
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A Prefeitura informou que, em 2014, o Município iniciou ‘o maior programa de obras cicloviárias da história da Cidade’. Segundo a Administração, foram construídas ou recuperadas quase 15 km de ciclovias, com destaque para as novas ciclovias das avenidas Beira Mar e Joaquim Jorge Peralta, no Jardim Casqueiro, além das melhorias na via da Tancredo Neves e sua extensão até a Avenida Nove de Abril. Essa etapa realizada no ano passado faz parte do Sistema Cicloviário de Cubatão, um estudo concebido durante a primeira gestão da prefeita Marcia Rosa e que prevê a implantação gradativa de 101 Km de ciclovias e ciclofaixas.
De acordo com a Administração Municipal, entre os pontos em estudo para a implantação de nova ciclovia está um trecho de um quilômetro, que inteligaria a Vila Natal à Avenida Henry Borden. Esta ciclovia seria paralela à linha férrea. A Prefeitura mantém conversas nesse sentido com a América Latina Logística (ALL), empresa que administra a linha férrea. O projeto prevê ainda a recuperação da ciclovia da Estrada Metalúrgico Ricardo Reis, que liga o Casqueiro à Ilha Caraguatá. Após a conclusão do viaduto Rubens Paiva, segundo a Prefeitura, o morador da Ilha Caraguatá poderá ir direto até o Centro da Cidade usando exclusivamente ciclovias e ciclofaixas.