Cotidiano

Rainha Elizabeth participa de comemoração dos 70 anos do final da guerra na Ásia

A lenta caminhada dos anciãos, alguns inclusive sobre cadeiras de rodas, recordou os sofrimentos e a vitória final da campanha asiática

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/08/2015 às 21:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Veteranos com suas condecorações desfilaram pelo centro de Londres neste sábado na comemoração do aniversário de 70 anos da vitória sobre o Japão e o final da Segunda Guerra Mundial.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A lenta caminhada dos anciãos, alguns inclusive sobre cadeiras de rodas, recordou os sofrimentos e a vitória final da campanha asiática, que durou quatro anos e meio. Milhares de pessoas aplaudiram a marcha.

Foi o final comovente de uma jornada de cerimônias e recordação. A Rainha Elizabeth II assistiu a uma celebração matutina da igreja de St. Martin-in-the-Fields, próxima à emblemática Praça Trafalgar.

A Rainha Elizabeth II assistiu a uma celebração matutina da igreja de St. Martin-in-the-Fields (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Alguns levaram as condecorações obtidas por seus pais e avós, em sinal de orgulho e recordação daqueles que sentem que o país, por dar maior importância à guerra contra a Alemanha Nazista, não recorda com a consideração necessária a guerra contra o Eixo na Ásia.

"Creio que é muito importante para os veteranos porque eles se sentem como um exército esquecido", disse Pauline Simpson, do comitê organizador. "Seus companheiros que lutavam na Europa regressaram em maio de 1945 e foram recebidos com grandes festejos. Para muita gente, ali foi o fim da guerra. Mas muitos homens que seguiam em cativeiro no Extremo Oriente nem sabiam que a guerra havia acabado. Esses homens só voltaram para casa três ou quatro meses depois."

Na cerimônia, os veteranos também cantaram hinos clássicos do exército britânico e foram homenageados pelos atuais membros das forças armadas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software