Continua depois da publicidade
Os novos quiosques do famoso Centro de Paquera do Embaré (CPE), em frente à Paróquia Santo Antônio do Embaré, foram inaugurados nesta sexta-feira (20), ao meio-dia, pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. Ao todo, são seis estruturas para lanches com dois boxes cada e duas para venda de coco verde.
Após quase oito meses de obras os quiosques estão mais modernos e seguem o mesmo padrão dos outros, do Canal 6 e Canal 2. O local recebeu novo calçamento, lixeiras, bancos, mesas de granito, três sanitários, um feminino, um masculino e um acessível para pessoas com deficiência, além de nova iluminação. O investimento total de toda a orla é de cerca de R$ 13 milhões.
Com a reforma, os comerciantes estão animados, pois a estimativa é de 30% de aumento no movimento nos quiosques. "Antes ficávamos inseguros em receber o público, o espaço era pequeno e mal estruturado, mas do jeito que ficou, o movimento vai aumentar. Até contratei mais dois funcionários, hoje somos em 7", informou Paulo Roberto Almeida de Sá, dono do Quiosque do Paulão.
"É um sonho realizado, além de mais bonito, temos mais estrutura para atender melhor o público", explica Elizabeth de Sá Domingos, proprietária do Quiosque da Beth.
Continua depois da publicidade
Com a entrega dessas estruturas no CPE, a Prefeitura já começa a interditar os quiosques dos canais 1 e 5. De acordo com o chefe de Departamento de Obras da Prefeitura, Glaucus Farinello, até outubro os quiosques do Canal 4 também serão isolados para reforma.
O fim das obras dos quiosques está previsto para junho de 2014, um ano e meio a mais da previsão inicial para a conclusão das obras, de acordo com o secretário de Infraestrutura e Edificações à época, Antônio Carlos Silva Gonçalves.
Continua depois da publicidade
"Toda obra em área externa está sujeita à intercorrências, que podem causar atrasos. No CPE, por exemplo, tivemos problemas com a tubulação da Sabesp, o alinhamento dos quiosques teve que ser modificado", explicou Farinello.
De acordo com o Prefeito, nos canais 1, 4 e 5 serão construídos mais 12 quiosques, com 24 boxes. "Para que esses comerciantes não parem de trabalhar durante as obras, a Prefeitura está instalando 11 contêineres nas alamedas junto aos canais, onde os quiosqueiros ficarão até que as obras sejam concluídas", disse Barbosa.
Continua depois da publicidade