Continua depois da publicidade
Parte do Sul e Sudeste estão sem energia neste momento. O Ministério de Minas e Energia confirmou agora há pouco a ocorrência de uma falha no sistema elétrico. As dimensões do problema e área afetada não foram divulgadas pelo governo.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informaram que estão cientes da situação e estão trabalhando para identificar detalhes do problema.
De acordo com a nota oficial divulgada pelo ONS, houve uma "perturbação" no Sistema Interligado Nacional (SIN) por volta das 14 horas. Essa 'perturbação' interrompeu o fluxo em 5 mil megawatts (MW) da Região Norte para as Regiões Sudeste e Sul. A falha aconteceu numa linha de transmissão de 500 kV entre Colinas (TO) e Serra da Mesa (GO), interrompendo o fluxo para essas regiões.
A distribuidora de energia do Rio de Janeiro, Light, desligou 17 subestações a pedido da ONS. Segundo a distribuidora o desligamento ocorreu "devido a uma anormalidade, registrada às 14h03", no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Continua depois da publicidade
Moradores do Paraná também enfrentam a falta de energia. A Copel (Companhia Paranaense de Energia), confirmou uma falha no sistema, que acabou causando quedas de energia em algumas regiões.
Além desses estados, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também foram afetados pelo problema.
Continua depois da publicidade
Coletiva
Para explicar a situação, o Ministério de Minas e Energia convocou uma coletiva de imprensa às 17 horas desta terça-feira. Não há informações sobre a presença do ministro Edison Lobão.
Continua depois da publicidade