Continua depois da publicidade
O Stand Up Paddle promete sensação de liberdade por cima da água aliada a diversão, o que o tornou o esporte de prancha que mais cresce no mundo, sendo o Estados Unidos já com mais um milhão de praticantes.
Esta nova modalidade de esporte tem chamado muito a atenção, parece ser semelhante ao surf, porém, com usa-se um remo para se locomover e “pegar ondas”. Sobre seu surgimento existe a polêmica a respeito de onde se deu, algumas fontes dizem que ele se iniciou no Peru e outras no Hawaii, o fato é que a modalidade vibrou febre de uns três anos para cá e tem cada vez mais adeptos.
Continua depois da publicidade
Eu posso?
Crianças com cinco anos de idade já podem se iniciar no SUP, desde que, os equipamentos estejam adequados a sua idade. Já a idade máxima não existe, qualquer adulto pode praticar o esporte, no mar, lagos, piscinas ou em qualquer meio líquido que propiciem a remada.
Continua depois da publicidade
Apenas competições são obrigatoriamente realizadas no mar. O Stand up é de mais fácil aprendizado se comparado ao surf, para Bruna Simas Pacheco, estagiária de Educação Física na Prefeitura de São Vicente, “é mais fácil, pois tem uma prancha maior e a utilização de remo. Já no primeiro dia de prática a pessoa consegue remar e fi car em pé na prancha”, explica.
Faz bem?
Continua depois da publicidade
Os benefícios do SUP para a mente e para o corpo são inúmeros, a modalidade atua diretamente no equilíbrio, coordenação, resistência muscular e melhora a capacidade cardiorrespiratória, “por ser praticado em cima de uma superfí cie instável, deve-se manter os joelhos semifl exionados e o abdômem sempre contraído, trabalhando a força nos membros inferiores e o CORE”, explica Bruna.
A sigla CORE signifi ca Centro de Produção de Força e Geração de Estabilidade e Manutenção do Alinhamento do Corpo, ou seja, é uma designação para exercícios que tem como princípio fundamental o estímulo contínuo de 29 músculos localizados na região do abdômen. Esses músculos são fundamentais para a estabilização e fortalecimento da coluna vertebral.
Além de trabalhar com estes importantes músculos, “o exercício da remada trabalha a força dos membros superiores”, conclui Bruna. O Stand Up Paddle pode ser uma boa opção para quem quer iniciar em esportes de prancha e por quem quer perder peso, o esporte é intenso e queima muitas calorias.
Continua depois da publicidade