Os contratos terão duração de cinco anos e envolverão a realização de obras estruturais e a sinalização necessária para o controle eletrônico / Reprodução
Continua depois da publicidade
Foi anunciado pelo Departamento de Estradas e Rodagem de São Paulo (DER) um plano para instalar quase quinhentos (649) radares de velocidade em mais de 150 estradas até janeiro de 2025. Com investimento estimado de R$ 202,6 milhões, a iniciativa visa aumentar a segurança e melhorar a fiscalização nas rodovias do estado.
Nesta segunda-feira (5), o Diário Oficial do estado deve publicar as três melhores propostas financeiras para os 14 lotes dos novos radares.
Continua depois da publicidade
Os contratos terão duração de cinco anos e envolverão a realização de obras estruturais e a sinalização necessária para o controle eletrônico de velocidade.
O DER possui um Plano de Segurança Viária que busca reduzir os acidentes de trânsito em até 50% até 2030.
Continua depois da publicidade
Segundo o superintendente do departamento, Sergio Codelo, a instalação dos radares permitirá um controle mais rigoroso do tráfego, além de fornecer dados estatísticos sobre o fluxo de veículos nas estradas.
A SP-055 é a rodovia que mais receberá radares, com um total de 39 aparelhos ao longo dos trechos Dr. Manoel Hyppólito Rego e Padre Manoel da Nóbrega e a SP-304 receberá 32 dispositivos distribuídos em vários trechos.
A SP-08 (Mogi-Dutra) e a SP-098 (Mogi-Bertioga) também receberão novos radares.
Continua depois da publicidade
Dez radares serão instalados na SP-125, atendendo ordem judicial para reduzir o número de atropelamentos de animais no Parque Estadual da Serra do Mar.
SP-055: 39 radares
SP-088: Mogi-Dutra
SP-098: Mogi-Bertioga
SP-304: 32 radares
SP-270: Raposo Tavares
Segundo especialistas, a instalação de radares é essencial para garantir segurança nas estradas.
Continua depois da publicidade
Em 2023, o DER registrou 663 acidentes fatais nas estradas administradas pelo órgão, o maior número desde 2019.
A expectativa é que os dispositivos contribuam para uma redução significativa no número de acidentes.