Guaratinguetá é a primeira da lista e a única do Estado de SP entre as cidades mais baratas para se viver / Divulgação
Continua depois da publicidade
As grandes cidades têm ficado cada dia mais caras para as famílias. Fechar as contas e pagar todas as dívidas são desafios constantes. Por isso, é um alívio saber que existem cidades em que o custo de vida é menor. Dá para pensar em se mudar e encontrar um lugar melhor para se viver. No Brasil, não faltam opções de cidades mais baratas, mas também com qualidade de vida. Confira a seguir as 10 cidades com menor custo de vida no país:
10 - Sobral (CE)
Continua depois da publicidade
A cidade do Ceará tem 150 mil habitantes e está situada entre duas capitais - Fortaleza, capital do estado, e Teresinha, capital do Piauí. Sobral é a quarta maior economia cearense, além de ser um polo educacional, concentrando uma grande variedade de universidades públicas do Ceará.
9 - Ji-Paraná (RO)
Continua depois da publicidade
O município de Rondônia tem uma população pouco maior que 130 mil habitantes. Ji-Paraná é a segunda maior cidade do estado e décima sexta mais populosa da Região Norte. Além de ser uma das cidades com menor custo de vida no Brasil, também oferece bastante conforto e tranquilidade para os seus moradores.
8 - Imperatriz do Maranhão (MA)
Esta é a cidade com menor custo de vida e a segunda maior do Estado, com cerca de 250 mil habitantes. A ascensão da economia local é constante: o município está entre os principais pólos energéticos do Nordeste. Além disso, quem deseja morar em Imperatriz do Maranhão pode saber que encontrará uma rica diversidade cultural e comercial.
Continua depois da publicidade
7 - Viçosa (MG)
A próxima da lista de cidades com menor custo de vida no Brasil se localiza no estado de Minas Gerais. Viçosa é conhecida pelo alto investimento em educação, abrigando uma das principais universidades do estado, a Universidade Federal de Viçosa (UVF), além de um calendário recheado de eventos científico-acadêmicos e encontros de estudantes.
A cidade é pequena com um pouco mais de 70 mil habitantes. Com um custo de vida menor do que o das capitais brasileiras, a cidade interiorana é uma boa opção, principalmente para estudantes que buscam por cidades mais baratas.
Continua depois da publicidade
6 - Teixeira de Freitas (BA)
A cidade do sul da Bahia tem cerca de 160 mil habitantes. A população de Teixeira de Freitas cresceu mais de 80% nos últimos anos. Além de oferecer um custo de vida baixo, a cidade tem um dos ensinos públicos mais fortes de toda a Bahia.
5 - Novo Hamburgo (RS)
Continua depois da publicidade
A próxima cidade da nossa lista de cidades com menor custo de vida no Brasil é do interior do Rio Grande do Sul, região sul do país. Novo Hamburgo tem uma forte economia, associada à produção de calçados. Situada no Vale do Rio dos Sinos, a quase quarenta quilômetros da capital, a cidade faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre. O município é banhado pelo Rio dos Sinos e conta com cerca de 250 mil habitantes. A cidade oferece uma ótima infraestrutura para seus moradores e um custo de vida menor em relação às capitais e demais grandes cidades brasileiras. Além de ser uma das cidades mais baratas, também trata-se de uma boa opção para quem procura por climas e temperaturas mais amenos.
4 - Uberaba (MG)
Mais uma cidade de Minas Gerais está na lista de cidades com menor custo de vida no Brasil. Embora seja uma das mais baratas, Uberaba não deixa de ser grande: é a oitava maior cidade do Estado - são cerca de 300 mil moradores. Localizada no triângulo mineiro, sua economia está intimamente ligada à agropecuária, o que contribui para oferecer um bom custo de vida. Mais uma vez, a educação eleva a qualidade de vida da cidade: Uberaba abriga as principais universidades públicas de Minas Gerais, disponibilizando uma série de possibilidades de formação profissional. É uma ótima opção para quem deseja fugir dos altos custos de cidades grandes, mas sem perder na qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
3 - Mossoró (RN)
Uma das principais cidades do Rio Grande do Norte é ideal para quem busca por cidades mais baratas e deseja morar no nordeste brasileiro. Sua economia é conhecida pelas festas de São João e pela produção de frutas. Além disso, Mossoró também conta com uma rica variedade cultural para seus quase 250 mil habitantes.
2 - Anápolis (GO)
Continua depois da publicidade
O município conta com mais de 360 mil habitantes e está localizado a 50km de Goiânia, capital de Goiás. É a terceira maior cidade do estado. Além do baixo custo de vida, bastante inferior ao de outras regiões, a cidade também possui uma excelente infraestrutura. Quanto à economia, destaca-se como pólo industrial do ramo farmacêutico.
1 - Guaratinguetá (SP)
E, finalmente, em primeiro lugar, está Guaratinguetá, a cidade com menor custo de vida no Brasil. Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá conta com uma excelente estrutura turística. Além disso, há uma ótima estrutura industrial para seus moradores, sem contar com o baixo custo de vida. A cidade está bem próxima da capital, São Paulo, e também do litoral norte do estado, por isso se consolida como um ponto estratégico, tanto para morar, como para viajar.
Continua depois da publicidade
Como o custo de vida é calculado?
O custo de vida de uma cidade é calculado com base nas despesas básicas dos indivíduos, sendo uma somatória desses bens e serviços necessários para se viver. Nessa somatória, entra a média de valores para moradia, alimentação, transporte, educação, saúde, utilidades, lazer e bem-estar.
É importante saber qual é o seu custo de vida. Cada pessoa ou família tem um, que está baseado em suas necessidades, estilos, valores e rendas. Para calculá-lo, você deve realizar uma apuração detalhada de todos os gastos do seu dia a dia, tais como: moradia; alimentação; assistência médica; mensalidade escolar; impostos; gasolina; internet; lazer; roupas; utilidades; e demais gastos.
Importante lembrar que o cálculo do custo de vida está intimamente ligado ao seu salário, pois seus gastos devem ser compatíveis com a remuneração recebida.
Entender seu custo de vida pode ser um fator significativo para conseguir guardar dinheiro e aproveitar melhor suas finanças, já que seu salário pode render mais em uma cidade com menor custo de vida. Contudo, é necessário lembrar que mesmo um salário elevado pode ser insuficiente em uma cidade cara para se viver. Por isso, é importante entender e saber calcular seu custo de vida tanto quanto é importante saber o custo de vida das cidades.
Continua depois da publicidade