Cotidiano

Putin diz que forças da Síria não pretendem atacar Israel

O encontro ocorre no momento em que a maior presença militar russa na Síria gera preocupações em vários países

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/09/2015 às 13:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em sua residência nesta segunda-feira, informou o Kremlin. O encontro ocorre no momento em que a maior presença militar russa na Síria gera preocupações em vários países, inclusive Israel.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A visita do líder israelense ocorre no momento em que o governo da Rússia sinaliza sua prontidão para continuar a apoiar o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad. Militares norte-americanos dizem que o envio de um pequeno número de aeronaves russas para a Síria e o reforço de sua base costeira indicam que Moscou se prepara para envolver suas tropas diretamente na guerra civil síria.

O secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, discutiu na semana passada o fato com o ministro da Defesa russo, Sergey Shoygu, a fim de esclarecer o assunto. A Rússia diz que o aumento da presença é parte de uma entrega pendente de equipamento militar para as forças de Assad.

Vladimir Putin se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Foto: Associated Press)

Continua depois da publicidade

As movimentações russas, porém, geraram preocupação no governo israelense, que teme que esse armamento acabe nas mãos de grupos militantes, entre eles o Hezbollah, apoiado pelo Irã, que também apoia Assad.

Putin disse que o Exército sírio e a Síria como um todo não estão em condições de abrir uma segunda frente de combate, ou seja, não pretendem atacar Israel, segundo a agência de notícias Interfax. "Eles têm seu próprio governo para salvar", comentou o presidente russo.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software