Cotidiano
Avenida Martins Fontes e Avenida Presidente Wilson, na divisa entre Santos e São Vicente, na Praia, estão bloqueadas. Morros tem tráfego intenso e motoristas encontram dificuldades
Continua depois da publicidade
O tráfego de veículos nas principais vias de saída da Baixada Santista está prejudicado nesta sexta-feira (30), devido aos protestos organizados pelas centrais sindicais. As manifestações começaram por volta de 5h30 em Santos, São Vicente e Cubatão. O cenário é o mesmo registrado pelo Diário do Litoral no dia 11 de julho, na matéria 'Protestos causam transtornos na Região nesta quinta-feira', quando as centrais sindicais realizaram a primeira manifestação na Região.
O objetivo principal desta manifestação é o Projeto de Lei 4.330, que será votado na próxima terça-feira (3 de setembro) que, segundo os sindicalistas, promove a terceirização dos trabalhadores. De acordo com os sindicalistas, a aprovação da matéria resultará em perdas trabalhistas.
No Centro de Santos, cerca de 300 sindicalistas protestam na Avenida Martins Fontes, que está bloqueada nos dois sentidos. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, a Alemoa, no Porto, pode ser usada como rota de saída e entrada na cidade. Por volta das 8h30, a Polícia Militar tentou liberar uma faixa da Avenida Martins Fontes, mas não conseguiu acordo com os sindicalistas. Motociclistas são obrigados a seguir o trajeto a pé.
Às 9 horas, manifestante ligados a Força Sindical partiram rumo ao Centro de Santos. Outras centrais sindicais permanecem bloqueando a Avenida Martins Fontes e só devem deixar o local às 10 horas.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, os veículos que transitam pela Avenida Nossa Senhora de Fátima no sentido São Vicente-Santos fazem desvio para o morro da Nova Cintra a partir da Rua Francisco Ferreira Canto, na Caneleira. As linhas de transporte coletivo que costumam utilizar a avenida também adotam o morro como caminho. Também segundo a CET, funcionários estão entre as ruas Visconde de São Leopoldo e Cristiano Otoni, no Centro, orientando motoristas sobre os trechos bloqueados.
O trânsito no Morro da Nova Cintra também está congestionado. Reflexo da manifestação que passa pela Caneleira, outro acesso ao morro.
Na Avenida Presidente Wilson, na divisa entre Santos e São Vicente, policiais militares acompanham de perto as manifestações, que, por enquanto, seguem de forma pacífica. O trânsito está completamente parado. O retorno na praia está sendo feito na Rua Cira, logo após do Canal 1. Os motoristas não conseguem trafegar pelo local. Apenas viaturas da polícia e ambulâncias estão liberados para furar o bloqueio.
Continua depois da publicidade
A manifestação na divisa entre Santos e São Vicente deverá deixar a avenida da praia por volta das 10 horas. A passeata seguirá pelo Canal 1, no sentido Centro.
Cubatão
Continua depois da publicidade
A Rodovia Cônego Domênico Rangoni - na altura do Parque Industrial de Cubatão - também está bloqueada bloqueada. Um grupo de 50 moradores do Conjunto Habitacional Imigrantes bloqueou a marginal da Via Anchieta, na altura do Km 60. A reivindicação era por melhorias na saúde e na segurança. Por volta de 8h30, de acordo com a Ecovias, não havia mais bloqueio, no entanto, há filas do quilômetro 14 ao 10, no sentido São Paulo.
A interligação com a Baixada, por sua vez, está lenta do quilômetro dois ao zero, em direção a Santos.
Praia Grande
Continua depois da publicidade
Em Praia Grande, o trânsito está lento do quilômetro 62 ao 63, na Rodovia Imigrantes.
Continua depois da publicidade