Continua depois da publicidade
Preocupada com a necessidade de impulsionar ações de cidadania no Município, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) tem matrículas abertas para o programa Projovem Urbano 2014. As turmas para esta edição do projeto tem início de aulas previstas para 17 de novembro na EM Napoleão Rodrigues Laureano (Avenida Oswaldo Aranha, 365, Jardim Marivlha). O intuito é atender jovens de 18 a 29 anos que não completaram o ensino fundamental para que consigam elevação de escolaridade e qualificação profissional de nível inicial.
Continua depois da publicidade
Os interessados em participar do Projovem Urbano 2014 devem realizar matrícula na Seduc no Paço Municipal Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 800, Santo Antonio) munidos de carteira de identidade original e xerox, CPF original e xerox, comprovante de residência e histórico escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3308 7717, com a Coordenação Geral Projovem Urbano Guarujá.
Desde 2009, quando foi implantado em Guarujá, o programa do Governo Federal oferece também a capacitação profissional em turismo e hospitalidade. O programa vai disponibilizar 200 vagas para os jovens da Cidade e tem duração de 18 meses, com início em 17 de novembro.
Continua depois da publicidade
Além disso, os alunos que obtiverem 75% de presença e entregarem os trabalhos realizados nas aulas ganham uma bolsa-auxílio. Para os alunos que tiverem filhos de 0 a 8 anos haverá uma sala de acolhimento no local do curso enquanto eles acompanham as aulas.
Outro fator que deve ser implantado no projeto é a adição de tradutores e intérpretes da Língua de Sinais (Libras), para que jovens com deficiência auditiva possam participar e receber de forma plena o conteúdo do curso.
Continua depois da publicidade
Para a coordenadora geral do Projovem Urbano na Seduc, Adriana Machado Ene, o programa tem o objetivo de dar aos jovens, a oportunidade de receber uma formação profissional, além da conclusão do ensino fundamental.
"Por diversos motivos, muitos jovens perdem a oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade certa e assim, acabam sem espaço no mercado de trabalho. Sabendo disso, a Prefeitura de Guarujá, por meio do programa do Governo Federal 'Projovem Urbano', oferece a eles a oportunidade de concluir esse ciclo de estudos, receber uma formação técnica e um auxílio financeiro, promovendo sua reintegração, de maneira gradativa, no mercado de trabalho", explicou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade