Continua depois da publicidade
Ocupar o tempo livre das crianças com atividades ligadas ao esporte e, acima de tudo, formar bons cidadãos. Estes são os principais objetivos do projeto educacional “Formando Vencedores para a Vida”, que em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Seela), vem mostrando a força do Karatê Shotokan no desenvolvimento educacional dos participantes.
O trabalho, encabeçado pelo sensei Ricardo Oliveira, funciona com três fundamentos básicos: cidadania, esporte e educação. Dentro da cidadania são destacados pontos como a disciplina, autocontrole, autoconfiança, defesa pessoal, regras, limites e companheirismo. Já na parte esportiva, o foco é no condicionamento físico, para que as crianças possam ter melhor qualidade de vida, com saúde e disposição para enfrentar as atividades cotidianas.
Continua depois da publicidade
Na área educacional, abrange-se a história do esporte, além da lateralidade, contagem, ângulos, noções espaciais, história do surgimento do caratê, dentre outros. “Cada momento conosco é um momento a menos com as situações adversas que são encontradas no cotidiano delas”, conta o sensei, registrado como 3º Dan (graduação da faixa preta), pela Federação Paulista de Karatê (FPK).
O professor, que já trouxe títulos importantes, para a Cidade, como campeonatos paulistas e brasileiros, além de defender a bandeira de Guarujá nos Jogos Regionais e Abertos do Interior, conta que é muito feliz dando aula. “É muito gratificante para mim. Aqui tento criar um ambiente de satisfação e conquistas para as crianças que estão em situação de vulnerabilidade social.”
Continua depois da publicidade
Shotokan – Esse estilo é uma das formas mais praticadas de caratê no mundo. Introduzido a partir de Okinawa (Japão) pelo Mestre Gichin Funakoshi, o Shotokan põe em foco o Kihon (técnicas básicas), Kata (formas) e Kumite (luta) para desenvolver uma série de técnicas. A designação "Shotokan" deriva de "Shoto", que foi o pseudônimo do Mestre Funakoshi, utilizado quando escrevia suas poesias.
Faça parte – O projeto desenvolvido no Clube dos Criadores de Curió de Guarujá (Rua Joaquim Martins Correa, 8 – Monteiro da Cruz) atende a demanda de 40 alunos. Os interessados em conhecer o local e participar das aulas devem entrar em contato com o professor responsável, Ricardo Oliveira, das 10 às 18 horas, pelo telefone 99107-3383.
Continua depois da publicidade