Cotidiano

Projeto 'Mulheres Criativas da Juréia' promove oficinas e atividades em Peruíbe

O objetivo do projeto é fomentar a economia criativa com oficinas e atividades voltadas à comunidade do Guaraú

Nayara Martins

Publicado em 28/04/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto é idealizado por um grupo de oito mulheres, moradoras no Guaraú, em Peruíbe / Divulgação

Continua depois da publicidade

O projeto “Mulheres Criativas da Jureia” vai desenvolver uma programação multidisciplinar, com oficinas e atividades abertas à comunidade do bairro Guaraú, em Peruíbe. O objetivo é incentivar a formação e fortalecer a economia criativa da comunidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto é idealizado por um grupo de oito mulheres, moradoras no Guaraú, em Peruíbe. A etapa preparatória da iniciativa teve início em fevereiro deste ano e vai se estender até o final do ano.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Peruíbe: Obra de mais de R$ 7 milhões em espaço cultural deve ficar pronta em dezembro

As ações, que são direcionadas aos coletivos que integram o projeto, estão estruturadas em quatro etapas principais – criação de um ateliê compartilhado; formações; fomento financeiro com mentoria especializada e, ainda, eventos de difusão cultural.

O seis coletivos que compõem o núcleo do projeto promovem várias atividades, como feira de trocas, produção em artes visuais, música, gastronomia e moda, além da confecção de produtos artesanais e autorias.

Continua depois da publicidade

“O Guaraú é um território composto por um conjunto único, que envolve belezas naturais, população tradicional, um importante movimento de turismo e um número grande grupos culturais. Também é um local em que as atividades econômicas encontram desafios específicos, em parte devido ao isolamento da região, com a travessia da serra sendo o único ponto de acesso”, explica uma das idealizadoras do projeto Cassiane Tomilhero.

E lembra ainda que já existe no bairro uma rede de economia criativa formada, em sua maioria, por mulheres.

“Nosso projeto pretende incidir nessa situação para potencializar o que já existe, promovendo a troca de conhecimentos e o fomento aos grupos”, completa.

Continua depois da publicidade

Oficinas

Neste mês de abril, os coletivos terão duas atividades de formação em acessibilidade.

A primeira oficina será sobre “Comunicação para projetos criativos”, com início neste sábado (26), e será dividida em quatro etapas. As aulas acontecem aos sábados, com duração de 2 horas, a partir das 9h30, no Centro Comunitário do Guaraú.

A atividade será aberta ao público, mas é preciso fazer a inscrição. A inscrição pode ser feita no link: bit.ly/oficinacomunicaguarau.   

Continua depois da publicidade

O cronograma de atividades será divulgado no Instagram do projeto “Mulheres Criativas da Jureia” (@mulherescriativasdajureia).     

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software