Cotidiano

Projeto em Guarujá ensina a valorização das relações humanas por meio da natureza

Desenvolvido na EM Aparecida Sinópoli, o Projeto "Plantando Flores e Sabores e Colhendo Valores", instrui crianças para cuidar uns dos outros

Publicado em 12/08/2015 às 15:54

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Estimular a cidadania nas crianças, por intermédio do simples ato de plantar. Este é o foco do projeto "Plantando Flores e Sabores e Colhendo Valores", desenvolvido na Escola Municipal Aparecida da Costa Sinópoli (Pae Cará). O Projeto ensina crianças do Ensino Infantil IV (4 anos) do plantio à colheita, incentivando o cuidado com os seres vivos.

O Projeto foi iniciado em maio e já proporcionou aos pequenos a produção de cebolinha, salsinha, tomate, pimentão, hortelã, manjericão, orégano, margarida, onze-horas (planta) e girassol. Além disso, a professora e idealizadora do Projeto, Eliza Cristina de Souza Machado da Silva, ensinou as crianças a fabricarem receitas utilizando alguns dos itens da colheita.

As folhas de hortelã que as crianças colheram, por exemplo, foram usadas para fazer chá, que segundo a professora, ajuda na digestão e alivia os problemas de estômago. Outra receita realizada foi a mistura do hortelã no suco de abacaxi. A professora disse ainda que os alunos farão pizzas, usando manjericão, orégano e tomates.

‘Na ausência do outro, o homem não se constrói’. Foi através da teoria de Lev Vygotsky, que a professora baseou-se para a realização do Projeto. Segundo ela, todo ser vivo depende do outro para viver, dessa forma as crianças aprendem a se preocupar em cuidar do próximo. “Ensino para as crianças a relação entre sujeito e sociedade. Precisamos tanto da natureza, quanto ela precisa de nós.”

A aluna de 4 anos, Angelina dos Santos Rezende, plantou as mudas de salsinha e explica que “as plantas crescem muito e eu ainda quero plantar bastantes sementes”. Já Luiz Gabriel Amorim Silva, também de 4 anos, garante que vai levar para casa o que aprendeu na escola. “Eu gostei muito de plantar. Na minha casa eu vou plantar tomate”. Outro aluno que aprendeu com o Projeto, Guilherme de Araújo Freitas, 5 anos, relata sua participação nas atividades. “Eu ajudei a cuidar de cada plantinha.”

A diretora da escola, Adélia Maria Ventura Vieira, foi uma das responsáveis para que o Projeto fosse realizado. Ela explica que, no início do ano letivo, deu uma flor para cada professora da unidade. A missão é que as profissionais cuidassem da planta como um ‘mascote’. “A professora Eliza seguiu cuidando da flor e incentivou as crianças a fazerem o mesmo, depois disso eu só ajudei oferecendo sementes para que as atividades continuassem.”

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