O leilão deve ser o maior da história portuária e tem data estimada para dezembro deste ano / Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos
Continua depois da publicidade
Na abertura da 29° International South America foi anunciado que a análise do projeto do Terminal de Contêineres Santos 20 deve ser finalizada ainda neste mês pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A ministra substituta de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, ficou responsável pelo anúncio, visto que o ministro Sílvio Costa Filho está em viagem na Europa.
Continua depois da publicidade
Agora o projeto seguirá para o Tribunal de Contas da União, que ficará responsável por validar o processo e autorizar o lançamento de edital.
O leilão deve ser o maior da história portuária e tem data estimada para dezembro deste ano.
Continua depois da publicidade
O projeto é prioritário para o Governo Federal e deve ampliar e modernizar as operações no Porto de Santos. Ele será o maior multipropósito do país, com capacidade para movimentar até 3,5 milhões de TEUs por ano (medida padrão internacional dos contêineres de 20 pés).
Esse número representa um aumento de 50% na capacidade atual, com quatro berços de atracação previstos. A expectativa é que o empreendimento gere 3,3 mil empregos.
O projeto também investirá em importantes medidas ambientais, como elaboração de um inventário de emissões e pegadas de carbono, ações de eficiência energética e criação de programas de educação ambiental.
Continua depois da publicidade