O projeto prevê a duplicação de 16 km entre os quilômetros 225 e 233 da Via Dutra / CCR Rio SP/DIvulgação
Continua depois da publicidade
Um projeto de ampliação da Serra das Araras promete redesenhar o tráfego de uma das principais ligações rodoviárias entre São Paulo e Rio de Janeiro. Com investimento bilionário de R$1,5 bilhão, as obras têm previsão de conclusão entre 2028 e 2029.
Segundo o Construction Time, serão construídos 24 viadutos, faixas de segurança e melhorias estruturais que buscam dobrar a capacidade do trecho e reduzir os riscos de acidentes.
Continua depois da publicidade
O trecho foi projetado na década de 1950, porém, somente com duas faixas por sentido, gera muita lentidão para os 390 mil veículos que trafegam no local mensalmente.
A serra tem um desnível equivalente à altura do Pão de Açúcar, com curvas sinuosas e descidas íngremes. Em 2023, foram registrados 295 acidentes.
Continua depois da publicidade
O projeto prevê a duplicação de 16 km entre os quilômetros 225 e 233 da Via Dutra.
O novo traçado terá quatro faixas, acostamentos e rampas de escape.
Além disso, o projeto também se destaca pelas medidas sustentáveis. As obras respeitaram os corredores ecológicos, permitindo que os animais se desloquem de forma segura, além dos 1,8 milhão de metros cúbicos de solo escavados que serão reutilizados para estabilizar a nova estrada.
Continua depois da publicidade
A ampliação da Serra das Araras trará benefícios também para as comunidades próximas. Mais de 5.000 empregos serão gerados para moradores da região, como Piraí e Paracambi.
As prefeituras estão colaborando para capacitar trabalhadores com programas de qualificação profissional.