Cotidiano

Projeto de concessão deve transformar rodovias do interior de São Paulo

O Lote Circuito das Águas abrange 533 km de rodovias e corta 33 municípios, sendo fundamental para a mobilidade e o turismo local

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/03/2025 às 16:30

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Concessão prevê a implementação de tecnologias para monitoramento e gestão do tráfego - Imagem meramente ilustrativa / Imagem de FreePik

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Um projeto de concessão de rodovias do interior de São Paulo promete modernizar a infraestrutura viária do estado, trazendo melhorias significativas aos motoristas. Com investimentos previstos em duplicações, recuperação asfáltica e novos dispositivos de segurança, a iniciativa busca otimizar a mobilidade, reduzir acidentes e impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões atendidas.

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Além disso, a concessão prevê a implementação de tecnologias para monitoramento e gestão do tráfego, garantindo mais eficiência e conforto aos usuários.

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O projeto de concessão do Lote Circuito das Águas, da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo (SPI), visa transformar a infraestrutura rodoviária de diversas cidades do interior do estado.

Focando na Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-342), que passa por municípios como Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista e Águas da Prata, o projeto contempla duplicações, melhorias nas marginais, passarelas e um novo contorno em Águas da Prata.

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Além de trazer mais segurança e fluidez ao tráfego, com a adoção de tecnologia de ponta, o projeto também trará benefícios econômicos diretos para as regiões envolvidas, gerando novos postos de trabalho.

O trecho entre Mogi Guaçu e Águas da Prata, com quase 70 quilômetros de extensão, é de grande importância, pois conecta o estado de São Paulo ao sul de Minas Gerais, incluindo cidades turísticas como Poços de Caldas.

Vale lembrar que melhorias e investimentos tornaram uma rodovia do litoral de São Paulo a segunda melhor do país.

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Sobre o lote rodoviário

O Lote Circuito das Águas abrange 533 km de rodovias e corta 33 municípios, sendo fundamental para a mobilidade e o turismo local. Com um investimento de R$ 10 bilhões, o projeto prevê 187 km de duplicação, 109 km de faixas adicionais, 133 km de acostamentos ampliados, 89 km de novas marginais e 45 passarelas, além de dispositivos de segurança e um novo contorno viário.

O planejamento da concessão também inclui trechos das rodovias SP-008, SP-063, SP-095, SP-107, SP-133, SP-147, SP-324, SP-332, SP-340, SP-354 e SP-360, beneficiando cidades estratégicas como Campinas, Jundiaí, Atibaia, Bragança Paulista, Limeira, Vinhedo, entre outras.

O projeto foi amplamente discutido com a sociedade por meio de audiências públicas realizadas em Campinas, Mogi Guaçu e São Paulo. A previsão é que o edital seja publicado em maio de 2025, com o leilão acontecendo em setembro e a assinatura do contrato em janeiro de 2026.

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