Continua depois da publicidade
A Secretaria de Cultura de Santos estima no mínimo 90 dias para conseguir elaborar o projeto que pretende transformar a região do Valongo em um grande centro cultural. A ideia foi levantada no começo de junho pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, ao passar pelo local acompanhado do secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, o Professor Fabião.
“Houve um primeiro contato entre a Secult e o Ministério, que abriu conversação sobre as possíveis utilizações dos armazéns. O projeto será elaborado pela equipe técnica da Secretaria”, garante a Prefeitura por intermédio de uma nota oficial.
A informação da possibilidade de dar uma destinação útil aos oito armazéns que ficam no Valongo foi publicada com exclusividade pelo Diário do Litoral. Juca Ferreira participou, no Teatro Guarany, da Caravana de Santos da Roda de Conversa, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC).
Durante o encontro de cerca de duas horas, o ministro Juca Ferreira ouviu reivindicações de 23 artistas e fomentadores de cultura da região. Ele ainda adiantou que pretende, até o final deste ano, apresentar um amplo projeto de mudanças na Lei Rouanet – cuja política de incentivos fiscais possibilita para empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa física) aplicarem uma parte do imposto de renda devido em ações culturais.
Outra intenção de Juca Ferreira é permitir que grupos culturais façam gestão conjunta com o governo dos equipamentos públicos culturais. Ele revelou que pretende trazer institucionalmente o artesanato para o MinC e que já está trabalhando no sentido de também levar para o ministério a gastronomia, o design e a moda.
Formação
Sobre formação cultural, o ministro disse que vai fomentar a criação de escolas para formar técnicos e artistas. “Vamos fazer uma parceria com o Ministério da Educação neste sentido. Tem artistas que precisam estudar para aprofundar sua linguagem. Precisamos de mais técnicos e artistas que tenham condições de desenvolver até as últimas consequências sua arte”, disse na ocasião.
Continua depois da publicidade