Continua depois da publicidade
De garrafas plásticas até corpos de animais mortos. O Programa Onda Limpa faz, de terça a domingo, a limpeza do mar na bacia de Santos. O projeto, coordenado desde 2007 pela Prodesan, retira 40 toneladas de lixo por ano das águas do município.
Duas embarcações são responsáveis pela limpeza, cada uma com capacidade para recolher 1100 kg de detritos. Os funcionários trabalham cerca de 6 horas e percorrem a orla, desde o Estuário até a divisa com São Vicente.
“Retiramos de tudo. Garrafa, sofá e até animais. Quando tem alteração da maré, tempestades, a água do mangue é deslocada para cá, aumenta o volume de material e o trabalho”, conta o marinheiro Vitor Rafael Gaudino da Silva, que auxilia na limpeza há 3 anos.
Continua depois da publicidade
De acordo com Rafael, garrafas pet, sacolas plásticas e fraldas são as recordistas em lixo no mar em Santos. “Não tinha noção da quantidade de lixo. Acho que ninguém tem. Se tivessem, o pensamento da população tinha mudado. É gratificante ver que você está ajudando o meio ambiente recolhendo o material do mar, despoluindo”, diz o marinheiro.
Após o recolhimento, os detritos são enviados para uma usina de reciclagem, no bairro da Alemoa.Roberto de Almeida Greghi, supervisor técnico operacional Prodresan, destaca a importância do programa.
“ É um projeto importante, que ajuda na limpeza da maré, recolhe sse lixo que vem das palafitas e ameniza a questão dos animais, que acabam engolindo o plástico e morrendo. É um trabalho interessante para a cidade”.
Continua depois da publicidade