Cotidiano

Programa Mais Médicos completa um ano de atividades em Praia Grande

A Cidade conta atualmente com 33 médicos do programa, iniciativa do Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do SUS

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/09/2014 às 17:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O início das atividades dos profissionais do Mais Médicos em Praia Grande completou um ano nesta terça-feira (23). A Cidade conta atualmente com 33 médicos do programa, iniciativa do Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município destinou a atuação dos médicos para a Atenção Básica, porta de entrada do sistema, em unidades de Saúde da Família (Usafa). O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Do total de médicos recebidos pela Cidade, 26 são cubanos, 4 argentinos, 2 brasileiros e um espanhol. O Município tem ainda outros dois médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou o desenvolvimento do Mais Médicos e agradeceu a escolha dos profissionais de atuarem na Cidade. “Sou defensor do atendimento primário e dos pogramas Saúde da Família e Mais Médicos. A prevenção é fundamental. Isso não se faz em um Pronto-socorro ou hospital. Está sendo estabelecido um processo de retorno de acessibilidade à saúde básica. A comunidade está feliz pela vinda desses médicos”.

A chegada desses profissionais foi peça determinante para o aumento para 56 equipes do Programa Saúde da Família e, consequentemente, uma maior oferta de serviços prestados. A Sesap distribuiu esses médicos em unidades que estavam sobrecarregadas, agilizando assim os atendimentos e beneficiando diretamente a população.

Continua depois da publicidade

O médico cubano, Juan Manoel Cruz Rodrigues, que atua na Usafa Tupiry, destacou que o excelente relacionamento com os munícipes colabora para o desenvolvimento dos serviços. “A população sempre foi receptiva e carinhosa desde o primeiro momento. Estou feliz em poder ajudar as pessoas no Brasil e trabalhar em Praia Grande”.

Do total de médicos recebidos pela Cidade, 26 são cubanos, 4 argentinos, 2 brasileiros e um espanhol (Foto: Divulgação/PMPG)

Reforço

Continua depois da publicidade

Praia Grande recebeu na última semana dois novos profissionais estrangeiros do Mais Médicos. Maikel Matos Garces e Magdiel Galeano são cubanos e passarão por um período de ambientação e treinamento antes de ingressarem na rede municipal. A Sesap confirmou que a atuação dos médicos será direcionada para as Usafas Melvi e Solemar.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software