Cotidiano

Profissionais do ‘Mais Médicos’ vão atuar em Bertioga

Primeiro bairro onde será implantado o programa é Boracéia, logo após concurso público para agentes comunitários de saúde

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/08/2013 às 19:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Boracéia será o primeiro bairro a receber o Programa de Saúde da Família (PSF), conhecido como Estratégia de Saúde da Família (EST) que será implantado logo após a contratação de agentes comunitários de saúde, cujo concurso público está previsto para o final deste ano. Três profissionais foram contratados por meio do programa ‘Mais Médicos’ e vão atuar nas equipes do EST, naquele bairro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conforme o secretário de Saúde de Bertioga, Manoel Prieto Alvarez, a Prefeitura definiu que esses médicos começam a trabalhar a partir de setembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boracéia, para reforçar o atendimento em atenção básica na rede municipal.

“Optamos em contratar esses profissionais porque eles trabalham 40 horas semanais e podem atender as UBSs, incrementando as ações de prevenção e promoção da saúde”, explica Alvarez, lembrando que essa demanda, também poderá ser atendida com a implantação do ESF, que vai começar por Boracéia, a pedido do prefeito Mauro Orlandini, que quer reforçar o trabalho e melhorar a qualidade de atendimento no bairro.

Para a efetiva implantação do ESF, a Prefeitura de Bertioga vai realizar concurso público para agentes comunitários de saúde, que segundo o secretário, deverá ser realizado até o final deste ano, somente para candidatos do bairro a ser atendido pelo programa, tendo em vista que o agente de saúde tem que ser morador do local. Serão montadas, a princípio, três equipes, duas para atuar em Boracéia e uma em Guaratuba, que são bairros mais afastados da região central.

Continua depois da publicidade

Boracéia será o primeiro bairro a receber o Programa de Saúde da Família (Foto: Divulgação)

O concurso, segundo o secretário de Saúde, oferecerá 80 vagas para agentes comunitários, mas a princípio, 24 serão contratados e distribuídos entre as três equipes. Cada equipe será formada por um médico, do programa ‘Mais Médicos’; uma enfermeira, dois auxiliares técnicos de enfermagem, oito agentes comunitários e dois administrativos.

A ideia da secretaria é montar nesses bairros um Núcleo de Estratégia de Saúde da Família, dentro das UBSs, com ginecologista, pediatra e dentista para melhor atender a comunidade. Posteriormente, outros bairros serão beneficiados pelo programa, como Vista Linda, Jardim Vicente de Carvalho II e Indaiá, que são locais com maior demanda. De acordo com o secretário, para atender a todo o Município serão necessárias 14 equipes do Estratégia de Saúde de Família.

Continua depois da publicidade

‘Mais Médicos’

O programa ‘Mais Médicos’ foi lançado pelo Governo Federal no dia 8 de julho e faz parte de um pacto nacional, envolvendo também municípios e estados, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde, e ampliar o número de médicos nas regiões mais carentes do país.

Cada médico selecionado cumprirá uma jornada de 40 horas semanais, recebendo uma bolsa federal de R$ 10 mil, paga com recursos do Ministério da Saúde. O programa é válido por três anos e pode ser prorrogado por mais três. Os médicos terão que morar no Município, que por sua vez arcará com a moradia e alimentação desses profissionais.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software