Cotidiano

Profissionais do Mais Médicos passam por período de ambientação em Praia Grande

A cidade segue investindo no setor de atenção básica. Médicos estão motivados para trabalhar no município

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/11/2013 às 16:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os seis novos profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos que chegaram em Praia Grande recentemente estão passando nesta semana por um período de ambientação. Durante a etapa de treinamentos, os médicos serão apresentados aos protocolos municipais da saúde e do perfil social, econômico e epidemiológico local. Na última parte, já em campo, eles acompanharão algumas consultas nas unidades de Saúde da Família (Usafas) e Básicas de saúde (UBSs).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Paralelo ao Mais Médicos, Praia Grande também está buscando a contratação de profissionais da área. Recentemente foi realizado um concurso público e, em breve, novos médicos serão convocados. A Cidade tem investido cada vez mais na atenção básica, com a modernização de unidades já existentes e a construção de outros equipamentos.

Todos os seis novos médicos (quatro homens e duas mulheres) são cubanos, com formação educacional e especializações realizadas no país de origem. São eles: Oneida Hernandes Regalado, Onel Ojeda Dominguez, Onilvia Ramirez Acuna, Omar Estrada Ramirez, Oreste Rivéro e Orlando Pla Pradon.

Com a conclusão desta segunda fase do programa, Praia Grande totalizou 11 profissionais oriundos do Mais Médicos, que serão utilizados em unidades do setor de atenção básica. Na primeira etapa a Cidade foi contemplada com cinco, dois brasileiros e três estrangeiros.

Continua depois da publicidade

No cadastramento do programa, o Município havia solicitado 27 médicos. O Ministério da Saúde informou a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense que até o final de março, com o fechamento do terceiro ciclo, este número deverá ser alcançado.

 profissionais do Programa Mais Médicos passam por treinamentos e ambientação (Foto: Divulgação/PMPG)

Os médicos brasileiros já estão trabalhando na atenção básica. Ana Paula Moraes Figueiredo atua na Usafa do Bairro Samambaia e Tiago Lobianco na Usafa Mirim. Os estrangeiros aguardam o Ministério da Saúde expedir os registros profissionais para iniciarem suas atividades, o que deverá ocorrer a partir da segunda quinzena de novembro.

Continua depois da publicidade

O médico generalista Omar Estrada Ramirez afirmou estar motivado para colaborar no desenvolvimento do sistema de saúde praia-grandense. “Esse é um desafio profissional e pessoal. Estou muito feliz por estar no Brasil e quero dar o meu melhor durante os atendimentos às pessoas nas unidades”.

A chefe do Departamento de Assistência a Saúde da Sesap, Maria Cecília Cabrita, enalteceu a postura dos novos integrantes do Mais Médicos no Município. “Eles estão com uma garra impressionante. Neste contato inicial já percebemos que esses profissionais estrangeiros sabem a real importância de um sistema de saúde forte para qualidade de vida das pessoas”.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software