Cotidiano

Professores da Baixada Santista discutem os desafios da educação na região

Cidades se preparam para as Conferências Intermunicipal, Estadual e Nacional de Educação

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/04/2013 às 20:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A 3ª reunião preparatória para a II CONAE (Conferência Nacional de Educação) foi realizada na Secretaria de Educação (Seduc) de Guarujá, na última quarta-feira, (27/3). Representantes dos nove municípios da Baixada Santista estiveram presentes e discutiram também os desafios da educação regional e a união de forças para a CONAE, que será realizada em Brasília, em fevereiro de 2014.

As reuniões preparatórias têm também como objetivo unificar os municípios da região, discutindo os problemas específicos e os desafios em comum, para que todos cheguem com um discurso estabelecido à Conferência Intermunicipal, que será realizada em Guarujá e Santos, em junho. Já a etapa estadual da Conferência, será realizada no Ginásio do Anhembi, em São Paulo, em setembro.

De acordo com a secretária de Educação do Município e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Priscilla Bonini, o principal objetivo do pólo regional da Baixada Santista deve ser a aprovação do Plano Nacional de Educação. “Temos planos municipais e estaduais, mas não temos um plano nacional. Como podemos fazer um trabalho na educação em consonância, se o plano que deveria ser a base não está pronto?”, questionou a secretária.

Segundo a assessora estratégica da Seduc, Rejane Maria Emilio, que presidiu a reunião, todas as escolas do município foram convidadas para a CONAE. “Nós estamos dispostos a assumir a frente da luta pela educação na região. Temos nosso plano decenal de educação e sediaremos a abertura da Conferência Intermunicipal”, ressaltou.

Para o supervisor de ensino de Bertioga, Zelio Garcia Siqueira, é essencial que todos os municípios participem dessas reuniões. “Cada cidade tem problemas específicos, mas também há várias dificuldades em comum. Por isso, temos que nos articular para a região ter voz e caminhar pra frente”, disse Siqueira.

Thaloa Prestia Ramos, chefe de diretoria de Legislação de Praia Grande, salientou a importância dessas reuniões. “É necessário dar oportunidade para que todos os gestores e educadores mostrarem suas realidades, que são diferentes”, afirmou.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As reuniões preparatórias têm também como objetivo unificar os municípios da região (Foto: Divulgação)

CONAE

A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. A primeira edição do evento aconteceu no ano de 2010.

A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central, “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

A CONAE/2014 apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software