Continua depois da publicidade
A professora e escritora Ana Rosa Zuffo lança, neste sábado, dia 14, o livro infanto-juvenil “Vermelha é a cor da esperança” (Ateliê de Palavras). Esta é a primeira obra dela, que levou 11 anos para ser publicada. O lançamento acontece na Estação da Cidadania, em Santos, das 18 às 21 horas.
Antes do lançamento, a escritora conversará com o público, sob mediação do jornalista Marcus Vinicius Batista, editor do livro e um dos responsáveis pelo Ateliê de Palavras – Conteúdo e Edições. Além disso, as atrizes Amanda Marques e Valery Schiff lerão trechos da obra para o público.
“Vermelha é a cor da esperança” é um livro infantojuvenil que nasceu em 2003. Desde então, Ana Rosa escreveu outros textos, entre contos, poesias e fábulas, mas nunca conseguiu publicá-los.
Para realizar seu sonho, a escritora enfrentou uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding), dentro do site Kickante. O resultado foram 250 exemplares vendidos por antecipação. Cerca de cem pessoas contribuíram com o projeto.
Continua depois da publicidade
“Vermelha é a cor da esperança” conta a história de uma rosa, que sonha em se libertar do jardim onde vive. A flor crê que este é o pedido mais valioso que poderia ter, até conhecer uma menina chamada Mariana. A obra, dividida em sete capítulos, possui oito ilustrações, criadas por Isabela Silva, que também preparou a capa e a contracapa.
O livro, que pode ser adotado por escolas, trabalha valores tão caros nos dias atuais, como generosidade e solidariedade. “Acredito, acima de tudo, que a literatura é sinônimo de liberdade. A reflexão e as ideias precisam ser divididas, degustadas em conjunto. Nada melhor que as escolas, as crianças, os amigos e os leitores para que a história deste livro seja compartilhada”, explica a escritora.
Continua depois da publicidade
A autora
Ana Rosa Zuffo tem 43 anos e é uma leitora compulsiva. Ela mora no bairro do Campo Grande, em Santos. Ana se formou em Pedagogia na Universidade Católica de Santos (Unisantos), em 1993, e possui pós-graduação em Psicopedagogia e Administração Escolar. Ela trabalha na Prefeitura de Santos há 23 anos.
Ateliê de Palavras
Continua depois da publicidade
O livro também é a estreia do Ateliê de Palavras – Conteúdo e Edições. A editora foi criada pelos jornalistas Marcus Vinicius Batista e Beth Soares em dezembro do ano passado. Neste momento, o objetivo é publicar autores em começo de carreira, investindo em projetos literários e jornalísticos de profissionais da Baixada Santista.