Cotidiano

Procon-SP registra alta de 75% em reclamações por ligações indesejadas

Levantamento mostra que foram feitas 31,6 mil reclamações entre janeiro e julho deste ano

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 31/07/2020 às 11:15

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No mesmo período em 2019, foram registradas 18 mil queixas de consumidores pela mesma razão / Paul Hanaoka/Unsplash

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De janeiro a julho deste ano, houve uma alta de 75% no número de reclamações por ligações indesejadas de ofertas telefônicas, produtos e serviços, segundo o levantamento feito pelo Procon-SP. O Procon-SP recebeu 31,6 mil queixas de consumidores que receberam chamadas mesmo após terem feito cadastro no programa “Não Me Ligue”, que protege a privacidade daqueles que não desejam ser incomodados.

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No mesmo período em 2019, foram registradas 18 mil queixas de consumidores pela mesma razão. As reclamações são apuradas por equipes da instituição e as empresas poderão ser multadas.

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Registro

Os usuários do Estado que se sentem desrespeitados com as ligações podem registrar os números de telefone fixo ou celular no site do Procon-SP. Após 30 dias de registro do consumidor no sistema, as empresas não podem fazer ligações para oferta de produtos ou serviços.

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“A empresa tem 30 dias para ter conhecimento do cadastro e, após esse período, se fizer qualquer ligação de telemarketing, será multada”, afirma o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez.

Programa “Não Me Ligue”

Atualmente o Procon-SP tem 2,6 milhões de linhas telefônicas inscritas no programa “Não Me Ligue”. Destas, 400 mil foram realizadas entre janeiro e julho deste ano. O programa está em vigor desde 2009 e exclui a relação de bloqueios a empresas de cobrança, entidades filantrópicas, pesquisas de satisfação de pós-venda ou de relacionamento.

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No entanto, o desbloqueio das linhas pode ser feito a qualquer tempo. Além disso, também é possível desbloquear a linha para uma ou mais empresas. A inscrição, desbloqueio e reclamação podem ser feitos por meio do site do Procon-SP.

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