A semana da 'Black Friday', onde as empresas e comércio anunciam produtos em promoção, mexe com a cabeça e o bolso dos consumidores / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A tentação aparece por todos os lados: nas vitrines das lojas, nas propagandas veiculadas em TV, rádio e internet e nas redes sociais. A semana da ‘Black Friday’, onde as empresas e comércio anunciam produtos em promoção, mexe com a cabeça e o bolso dos consumidores. Mas para não cair em armadilhas, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Santos, o Procon-Santos, fez uma pesquisa com produtos de redes varejistas mostrando o preço de vários deles no dia 27 de outubro deste ano.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A ideia é fazer com que o consumidor compare com os preços praticados há um mês com os da ‘Black Friday’ e veja se realmente há um desconto nas vendas. A lista se encontra neste link.
Além da lista com os preços, o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira, faz algumas recomendações para este período, como evitar compras por impulso. “Verificar sempre o planejamento familiar é importante para que não haja arrependimento”. Nas compras on-line, deve-se verificar se a empresa e o site são confiáveis. “O site deve apresentar em local de destaque os seus dados, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome da empresa”.
Continua depois da publicidade
Desconfiar de empresas que só aceitam Pix, boletos bancários ou transferências como forma de pagamento é outro alerta do órgão de proteção ao consumidor. Também deve-se ter cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou pelas redes sociais, além de consultar sempre a página oficial da empresa.
Entre outros cuidados a serem tomados na hora compra estão manter programas de antivírus atualizados, proteger seus dados, imprimir ou salvar documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido, se informar sobre a política de trocas da empresa e,antes de finalizar a compra, observar o valor do frete e o prazo de entrega, confirmando o preço informado no carrinho virtual.
“Nas compras feitas a distância, por telefone ou internet, o consumidor pode desistir no prazo de 7 dias, a contar da data da entrega do produto, com a devolução da quantia paga”, destaca o diretor do Procon-Santos.
Continua depois da publicidade