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Com as festas de fim de ano se aproximando o número de reclamações por serviço mal prestado ao consumidor tende a crescer. E como forma de reduzir o número de atendimentos e ações movidas contra alguns lojistas, a equipe do Procon Guarujá iniciou no último dia 2, a Operação Natal, no comércio da Cidade.
A ação da última semana foi realizada no comércio de Vicente de Carvalho, em que os fiscais do Procon vistoriaram lojas de itens de decoração, alimentos, brinquedos e outros presentes ligados ao Natal, para verificar exposição de preços, boa condição de produtos, entre outros itens.
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Segundo o coordenador do órgão na Cidade, Paulo Sérgio de Oliveira Cavalcante, o objetivo da fiscalização é “evitar constrangimento para o consumidor”. Ele explica que durante a vistoria são verificados se o Código de Defesa do Consumidor (CDC) está exposto e à vista do cliente; a exposição correta dos produtos nas prateleiras; e se a loja aceita cheque. Ele também conta que a principal queixa dos consumidores ao procurar o Procon é a estipulação de um valor mínimo da compra em cartão de crédito ou débito, o que é crime, segundo o Código.
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A gerente de uma loja de calçados, Sueli Caires, parabenizou a iniciativa do Procon. Ela conta que mesmo com críticas, o serviço delimita até onde vai o direito do consumidor e do lojista. “Os agentes vêm e nos mostram onde tem alguma coisa errada para que em uma compra futura o cliente não encontre esses deslizes. É um serviço de defesa ao consumidor, mas de prevenção ao lojista também”, exemplifica.
Para a doméstica, Aparecida Ribeiro, de 42 anos, a fiscalização do Procon é sinônimo de segurança aos munícipes. “Com o fim de ano todos querem festejar e estar com a família. É preciso ter esse acompanhamento dos agentes para que em datas como esta nós passemos a comer e gastar mais do que ter dores de cabeça”, brinca, Aparecida.