Cotidiano

Procon de Santos fiscaliza descontos e faz autuações no Black Friday

Nove fiscais - seis do Procon-Santos e três da Regional do Procon-SP - passaram por unidades de lojas como Carrefour, Fast Shop, Extra, Magazine Luiza, Renner, Lojas Cem, entre outras

Da Reportagem

Publicado em 26/11/2021 às 21:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nove fiscais passaram por unidades de lojas como Carrefour, Fast Shop, Extra, Magazine Luiza, Renner, Lojas Cem, entre outras / Marcelo Martins/PMS

Continua depois da publicidade

O Procon-Santos fiscalizou 13 grandes lojas de varejo durante esta sexta-feira (26), com o objetivo de evitar fraudes durante a Black Friday - dia conhecido internacionalmente pelas ofertas do comércio, sempre na última sexta-feira de novembro. No total, três estabelecimentos apresentaram irregularidades, todos foram autuados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Entre os dias 20 e 22 de outubro, fizemos o levantamento de mais de 300 itens, especialmente de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, nessas grandes redes de varejo. Pegamos o preço lá atrás e hoje estamos verificando se realmente há desconto ou se os preços foram maquiados", explicou o coordenador do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira Silva.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Antes de começar, Black Friday de 2021 já tem mais reclamação do que em 2020

• Procon-SP cria canal para denúncias de racismo no comércio

• Procon-SP irá propor mais medidas de segurança para uso do Pix

Nesta sexta, os nove fiscais - seis do Procon-Santos e três da Regional do Procon-SP - passaram por unidades de lojas como Carrefour, Fast Shop, Extra, Magazine Luiza, Renner, Lojas Cem, entre outras. Não foram constatadas irregularidades em relação à preços, mas três lojas de roupas foram autuadas por não apresentarem os valores das mercadorias antes da Black Friday.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

O coordenador do Procon-Santos ainda dá dicas para quem vai comprar pela internet. "Tomar bastante cuidado com as compras online, sempre verificar se o site é confiável e se possui aquele 'cadeadinho' de segurança". "Também recomendamos que as pessoas pesquisem o histórico de preços para ver se houve uma alteração real. Alguns sites disponibilizam essas informações, como o Buscapé, por exemplo".

A aposentada Ana do Carmo Bentes Vianna, de 73 anos, aproveitou os descontos para comprar uma churrasqueira, um ventilador de teto e uma televisão de presente para o filho, em um dos estabelecimentos que passaram pela fiscalização. "Acho um erro não pesquisar antes, porque a gente ouve tanto que esse tipo de coisa na realidade não é verdadeira, como nos Estados Unidos. Acho legal ver os profissionais do Procon aqui, porque é mais uma segurança para a gente".

 

Continua depois da publicidade

CONFIRA OS PREÇOS

A pesquisa realizada no final de outubro gerou uma lista que pode ser utilizada como comparativo pelos consumidores que ainda vão aproveitar a promoção, que se estende por mais dias em algumas lojas, pois conta com preço, modelo do equipamento e o nome do estabelecimento.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-Santos pelo e-mail [email protected] ou pela área de reclamações do site na instituição.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software