Cotidiano
Nove fiscais - seis do Procon-Santos e três da Regional do Procon-SP - passaram por unidades de lojas como Carrefour, Fast Shop, Extra, Magazine Luiza, Renner, Lojas Cem, entre outras
Nove fiscais passaram por unidades de lojas como Carrefour, Fast Shop, Extra, Magazine Luiza, Renner, Lojas Cem, entre outras / Marcelo Martins/PMS
Continua depois da publicidade
O Procon-Santos fiscalizou 13 grandes lojas de varejo durante esta sexta-feira (26), com o objetivo de evitar fraudes durante a Black Friday - dia conhecido internacionalmente pelas ofertas do comércio, sempre na última sexta-feira de novembro. No total, três estabelecimentos apresentaram irregularidades, todos foram autuados.
"Entre os dias 20 e 22 de outubro, fizemos o levantamento de mais de 300 itens, especialmente de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, nessas grandes redes de varejo. Pegamos o preço lá atrás e hoje estamos verificando se realmente há desconto ou se os preços foram maquiados", explicou o coordenador do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira Silva.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta, os nove fiscais - seis do Procon-Santos e três da Regional do Procon-SP - passaram por unidades de lojas como Carrefour, Fast Shop, Extra, Magazine Luiza, Renner, Lojas Cem, entre outras. Não foram constatadas irregularidades em relação à preços, mas três lojas de roupas foram autuadas por não apresentarem os valores das mercadorias antes da Black Friday.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O coordenador do Procon-Santos ainda dá dicas para quem vai comprar pela internet. "Tomar bastante cuidado com as compras online, sempre verificar se o site é confiável e se possui aquele 'cadeadinho' de segurança". "Também recomendamos que as pessoas pesquisem o histórico de preços para ver se houve uma alteração real. Alguns sites disponibilizam essas informações, como o Buscapé, por exemplo".
A aposentada Ana do Carmo Bentes Vianna, de 73 anos, aproveitou os descontos para comprar uma churrasqueira, um ventilador de teto e uma televisão de presente para o filho, em um dos estabelecimentos que passaram pela fiscalização. "Acho um erro não pesquisar antes, porque a gente ouve tanto que esse tipo de coisa na realidade não é verdadeira, como nos Estados Unidos. Acho legal ver os profissionais do Procon aqui, porque é mais uma segurança para a gente".
Continua depois da publicidade
CONFIRA OS PREÇOS
A pesquisa realizada no final de outubro gerou uma lista que pode ser utilizada como comparativo pelos consumidores que ainda vão aproveitar a promoção, que se estende por mais dias em algumas lojas, pois conta com preço, modelo do equipamento e o nome do estabelecimento.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-Santos pelo e-mail [email protected] ou pela área de reclamações do site na instituição.
Continua depois da publicidade