Cotidiano

Primeiro dia de campanha contra polio e o sarampo já aplicou 5 mil doses em Santos

A ação, que envolve 330 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde , será realizada até as 17 horas deste sábado (8)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/11/2014 às 15:40

Compartilhe:

Até as 14 horas deste sábado (8), no primeiro dia da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo (Dia D), cinco mil doses já foram aplicadas em crianças de Santos nos 33 postos montados pela prefeitura, sendo 29 fixos e quatro volantes. A ação, que envolve 330 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorre até as 17h e prosseguirá de segunda a sexta-feira nas unidades da rede de Atenção Básica até o próximo dia 28.

A professora Isabel Cristina, 37 anos, foi logo pela manhã levar o filho Nicolas, 2, para se vacinar na unidade do Embaré. “O posto está perto de casa e por ser sábado também ajuda, porque não estou trabalhando”. Já a pequena Alice, também de 2 anos, foi ao posto com a avó e a tia-avó, respectivamente Rosemeire e Roseli Silva, porque sua mãe Tamara estava no trabalho. “Não posso deixar de vacinar, porque é importante para prevenir doenças. A Alice é a princesa da vó”.

“Gosto de vir logo no primeiro dia para deixar a carteira dela sempre em dia”, destacou a feirante Kátia Jesus, 35, que levou a filha Maria Fernanda, de 1 ano e 4 meses. A imunização contra a poliomielite (paralisia infantil) é em dose de ‘gotinha’, voltada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Nesta faixa etária, a população na cidade é de 20.491 crianças. Contra o sarampo, a vacina é injetável e destinada para maiores de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que são 18.024 crianças no município. Em ambas a meta é imunizar 95% do público-alvo.

Cinco mil doses já foram aplicadas em crianças de Santos (Foto: Agência Brasil)

A coordenadora municipal de Vigilância em Saúde II, Ana Paula Valeiras, solicita aos pais que apresentem a carteira de vacinação da criança, para atualização de outras vacinas quando necessário. E alerta sobre a importância da imunização. “A pólio está erradicada no Brasil, mas não se pode descuidar. O sarampo também é uma doença grave, está em todo mundo, e houve um surto em Recife no início deste ano”.

No dia 22 deste mês, outro sábado, está previsto um segundo Dia D de vacinação, quando novamente serão montados postos em vários pontos da cidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Poliana Nascimento para Itanhaém

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Cotidiano

Incêndio atinge supermercado em bairro do Litoral de São Paulo; VEJA O VÍDEO

Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter