Cotidiano

Primeira estação do VLT deve ficar pronta em dezembro

Presidente da EMTU garante que plataforma Pinheiro Machado, em Santos, estará pronta no próximo mês

Publicado em 19/11/2014 às 11:12

Compartilhe:

A primeira estação do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), em Santos, deve estar concluída em dezembro. A informação foi dada pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes.

Lopes esteve, ontem, em São Vicente para o início da Operação Visita Controlada, onde a população pode agendar visitas para andar no VLT e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do equipamento. O presidente garantiu que a primeira obra em Santos, a estação Pinheiro Machado, será entregue no próximo mês.

“Para dezembro teremos quatro estações concluídas: Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, já em Santos. Com isso, nós concluímos 10 estações das 15 previstas, considerando os dois contratos. Já iniciamos a obra do pátio, está bem avançada. Na cidade de Santos temos obras importantes. Além do túnel e do viaduto que estamos finalizando aqui, nós temos as travessias sobre os canais”.

O presidente da EMTU disse que discute com as autoridades santistas uma alternativa para a conclusão das obras sem causar muitos transtornos para o município. “Tem todo um processo de diálogo com a CET. Em Santos temos um trânsito mais pesado e uma preocupação grande em não afetar muito a situação da mobilidade. Estamos trabalhando para até março, quando estivermos iniciando a operação comercial, já tenhamos boa parte das obras construídas”.

 Primeiro grupo a embarcar foram alunos (Foto: Matheus Tagé/DL

Visita Controlada

Joaquim ressaltou a importância da operação para que a população conheça melhor o VLT. “A ideia agora é que a cidade possa começar a interagir com esse equipamento novo na região. É uma oportunidade para conhecer. Trabalhamos tanto para isso aqui e agora vamos incorporar, ainda nessa fase de testes nossos, a comunidade onde for possível já implementar a operação”.

Os primeiros grupos a embarcar no VLT foram alunos de colégios do município. Crianças e jovens realizaram o percurso entre as estações Antônio Emmerick e Mascarenhas.Para o estudante Ricardo Vinícius, a implantação do veículo irá auxiliar no trajeto entre sua casa e a escola.

“É muito emocionante e impactante o VLT. É muito diferente dos ônibus. Da escola para a minha casa, eu demoro cerca de 20 minutos. Eu contei agora e deu 4 minutos e 30 segundos. É uma diferença muito grande”.

Vinícius elogiou as composições. “É raro algo assim na cidade, com ar condicionado, cadeiras acolchoadas, tudo muito clean. É muito limpo o visual dele. Está aprovado”.

Para a aluna Yohanna Toledo, o novo equipamento irá desafogar o trânsito. “É bem legal. Uma novidade para a cidade. Quando pegamos o ônibus ou lotação é bem complicado. O VLT veio para ajudar e dar uma outra escolha para nós”.

Já o estudante Gabriel Soares Andrade estranhou a largura das composições. “Acho que projetaram para ter mais gente em pé, assim caberá mais pessoas. Existem poucos bancos, mas está aprovado. Irá reduzir aquela muvuca que fica em lotação e ponto de ônibus”.

Agendamento

Os interessados em organizar visitas ao VLT devem entrar em contato com a Central de Relacionamento com a Comunidade pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-016-1616

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça cinco restaurantes especializados em comida árabe no Litoral de SP

Quibe, tabule, coalhada, beirute e esfihas são deliciosos pratos tradicionais dessa culinária, que são fáceis de encontrar

Diário Mais

Conheça a cidade rica em história e boa relaxar que fica entre SP e o litoral

Localizada a 40 km do litoral sul do estado, é uma cidade charmosa e com uma variedades de atrações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter