A decoração da Cidade terá o maior volume de flores de todas as edições do evento, com 121% a mais de exemplares que ano passado / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Santos vai receber a estação mais colorida do ano com 17,7 mil flores e o som de um dos mais carismáticos artistas brasileiros. No fim de semana de 21 e 22 de setembro, a 4ª edição da Primavera Criativa terá show de Wilson Simoninha e a Cidade repleta de pontos instagramáveis a fim de inspirar milhares de santistas e turistas a fazer belas fotos e distribuir a alegria pelas redes sociais.
A decoração da Cidade terá o maior volume de flores de todas as edições do evento, com 121% a mais de exemplares que ano passado, e ainda vai contemplar dois novos pontos: o Parque Valongo e a Rua Campos Mello.
Continua depois da publicidade
No Centro Histórico vão se concentrar atrações de lazer, walking tours, oficinas e workshops, feiras de economia criativa com opções de gastronomia e cerveja artesanal e exposição de gatos. Também não faltarão apresentações musicais, inclusive da grande estrela da programação: no sábado, 18h, na Praça Mauá, Simoninha não vai deixar ninguém parado com seu repertório de MPB, soul, pop, samba, samba rock, samba funk e bossa nova.
Neste ano, está de volta a decoração das escadarias do Paço Municipal com milhares de flores, o mais tradicional ponto instagramável e marca registrada do evento. Além disso, milhares de exemplares de kalanchoes, ixoras, moreias, rosas, astromelias, margaridas, entre outras vão embelezar a Praça da Independência, Novo Quebra Mar, Igreja do Embaré, Mercado de Peixes, Parque Valongo, Bulevar da XV de Novembro, Largo Marquês de Monte Alegre, Rua Campos Mello, a linha turística do bonde e o elétrico estacionado permanentemente na Praça das Bandeiras.
Continua depois da publicidade
Toda a decoração da Cidade ficará a cargo da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), e da florista Pupy Zogaib.
Além do show de Simoninha (sábado, 21), a Praça Mauá e o Bulevar da Rua XV também terão apresentações musicais de vários ritmos ao longo do final de semana de nomes como Kika Willcox e Novos Talentos (21), André Sugaroni e Trio (21), DJ Lelê e Bruno Ayres (21), Banda Expresso (22), Cria Criou Music Box (22), Skasu (22), André Carneiro Trio e João Barreto (21), Samba da Tenda (21) e Fábio Índio Quarteto (22).
Continua depois da publicidade
Feira de economia criativa Feito em Santos, brinquedos infláveis, performances teatrais, saídas do walking tour 'Conhecendo a Vila de Santos - Do Marco Zero ao Marco da Fundação' (21 e 22) e o workshop 'A arte da mesa posta' (5º andar do Paço, dia 21) são as demais atrações da área.
Com feira de pequenos produtores autorais de coletivos da Baixada Santista e outras regiões do País, rodas de conversa, exposições de arte, fotografia e design, além de muita música e gastronomia, o Festival Transformar agitará Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92), sábado das 11h às 20h, e domingo, das 11h às 18h30. A entrada é gratuita.
Celebrando o aniversário da linha turística do bonde, haverá passeios especiais dos elétricos com degustação e harmonização da Rota da Cerveja Artesanal, com saídas sábado (21) e domingo (22), da Estação do Valongo, das 12h às 16h, a cada hora (passagens são compradas na bilheteria do Museu Pelé).
Continua depois da publicidade
Na sala de aula do Estação Bistrô Restaurante-Escola, nos dois dias, o público poderá participar de oficinas de ikebana, flores comestíveis, orquídeas e pannacotta de mel com contrastes de flores (retirada de senhas 30 minutos antes).
Outra novidade deste ano será a invasão dos 'bichanos' no evento. Com dezenas de animais de raças especiais em exposição, especialistas para tirar dúvidas sobre tudo que envolve o universo felino, feira de adoção da Codevida e campeonato brasileiro de gatos de raça com participação de juízes da Finlândia e Holanda, a Expo Gatos estará na Casa Leone (Rua São Bento, 39), sábado (21) e domingo (22), das 10h às 18h. A entrada é gratuita, mas solicita-se a doação de ração e brinquedos para famílias em vulnerabilidade.
Continua depois da publicidade
Dia 21, sábado
13h às 14h30 – Kika Wilcox e Novos Talentos
15h às 16h15 – Forró na Praça, com DJ Lelê, Bruno Ayres e equipe Simoninha
A partir das 18h – Wilson Simoninha e Banda
Dia 22, domingo
13h às 14h30 – Banda Expresso
15h às 16h – Cria Criou Music Box, em 'Musical dos Musicais'
16h30 às 18h – Skasu
Continua depois da publicidade
Dia 21, sábado
14h às 16h – André Carneiro Trio com participação de João Barreto
20h – Samba da Tenda
Dia 22, domingo
14h às 17h – Fábio Índio Quarteto
Dias 21 (sábado) e 22 (domingo)
O dia todo: letras SANTOS decoradas com temática da primavera
12h às 16h (a cada hora): aniversário da linha turística do bonde – passeios de bonde com degustação e harmonização de cervejas da Rota da Cerveja Artesanal
(sala de aula do Estação Bistrô – retirada de senha 30 minutos antes do início de cada atividade – 25 pessoas por oficina)
Continua depois da publicidade
Dia 21, sábado
14h às 15h – vivência de ikebana, com Rosângela Fernandes, da Academia de Ikebana Kado Sanguetsu
16h às 17h – oficina 'Orquídeas para principiantes no cultivo', com Paulo Sérgio, o dr. Orquídea
Dia 22, domingo
13h às 14h – flores comestíveis para serem usadas em drinks ou pratos, com o chef de bar Clayton
15h às 16h – panna cotta de mel com contrastes de flores (hibisco, camomila e flor de laranjeira), com chef Franklin