Cotidiano

Prevendo 700 mil turistas, Guarujá inicia a Operação Segurança no Carnaval

Ao longo desses dias, em diversos pontos da Cidade, o efetivo da Prefeitura vai atuar no patrulhamento preventivo

Luna Almeida

Publicado em 24/02/2025 às 22:02

Atualizado em 24/02/2025 às 22:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão de plantão em escalas adicionais / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A cidade de Guarujá deve receber, aproximadamente, 700 mil turistas durante o feriado de Carnaval, comemorado a partir de sexta-feira (28), até o dia 5 de março. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A informação é da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com base nos dados da Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, que prevê a chegada de mais de 150 mil veículos à Cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• STF autoriza guardas municipais a realizarem policiamento e prisão em flagrante

• 485 Policiais Militares serão enviados ao litoral de SP durante Carnaval

• Prefeitura de cidade do litoral de SP multa bares e apreende alimentos em operação

De acordo com a Setur, 82% das acomodações já estão reservadas para o feriado, e a previsão é que esse número chegue a 95% até a data de pico. 

Além das 27 praias encantadoras, a pérola do atlântico oferece uma vasta gama de atrações gratuitas e eventos culturais aos visitantes, como blocos e bandas de rua, além atividades para toda a família.

Continua depois da publicidade

Para o secretário municipal de Turismo, Aildo Rodrigues, o Município se destaca por sua infraestrutura e pela proximidade com a capital paulista, sendo um dos destinos mais procurados. 

"Com praias de águas cristalinas, trilhas ecológicas, e opções de lazer para diferentes públicos, Guarujá segue consolidando-se como um dos principais polos turísticos da região, atraindo visitantes de todas as idades e perfis", destaca.

Operação de segurança no Carnaval

Visando garantir a segurança de turistas e munícipes, além do ordenamento da Cidade durante os dias de folia, a Prefeitura inicia nesta sexta-feira (28), a Operação Carnaval, que vai até o dia 5 de março, quarta-feira de Cinzas. 

Continua depois da publicidade

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão de plantão em escalas adicionais, com equipes diurnas e noturnas.

Além do efetivo de 373 GCMs da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), o 21º Batalhão da Polícia Militar (BPMI) disponibilizará um reforço de 200 homens, além de 120 policiais de outros batalhões, podendo chegar a um total de 320 agentes a mais. 

Cerca de 60 guarda-vidas temporários (GVTs) também seguirão atuando na segurança dos banhistas no mar. Ao longo desses dias, em diversos pontos da Cidade, o efetivo da Prefeitura vai atuar no patrulhamento preventivo.

Continua depois da publicidade

Pé na Areia

Em conjunto com as ações de segurança, será realizada ainda a Operação Verão de Fiscalização, que já acontece na Cidade desde o dia 20 de dezembro, na orla  das praias desde o Guaiúba ao Pernambuco. 

Cerca de 100 agentes de diversos setores como Comércio, Posturas, Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal, estarão orientando turistas e munícipes sobre o que é permitido ou não na faixa arenosa.

Entre as proibições estão o uso de caixas de som, tendas, animais e ciclistas na areia da praia, bem como a presença de ambulantes e bandejeiros irregulares, colocação de cadeiras nas calçadas de bares e restaurantes, conforme estabelecido no Código de Posturas do Município. 

Continua depois da publicidade

Já as equipes da Força Tarefa, atuam por toda a Cidade, atendendo ocorrências referentes à perturbação do sossego entre outras infrações. 

A ação é realizada em parceria pela Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas, da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), com o apoio de Agentes Comunitários de Saúde, vinculados à Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Defesa e Convivência Social, com a Guarda Civil Municipal, Força-Tarefa, que com o auxílio da Polícia Militar também dão apoio nas abordagens.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software