Continua depois da publicidade
O novo presidente do Irã, , afirmou, ontem (17), que seus compatriotas o elegeram para mudar a política externa do país, e se afastar do estilo "bombástico" adotado por seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad.
Rouhani disse que seu governo vai adotar estratégias para se aproximar de potências mundiais, e, ao mesmo tempo, reforçou que a República Islâmica irá manter seus princípios.
"A política externa não é o meio em que se pode falar ou tomar uma posição sem prestar atenção", disse durante a posse do novo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif.
O ex-presidente Ahmadinejad classificava as resoluções do Conselho de Segurança da ONU como inúteis e também costumava dizer que lideranças Estados Unidos deveriam ser "enterradas", em resposta às ameaças militares americanas contra o programa nuclear de Teerã.
Rouhani também se comprometeu a seguir uma política de moderação e aliviar as tensões com o mundo. Ele ainda prometeu melhorar a economia devastada pela sanções internacionais e má gestão, capacitando tecnocratas.
O atual presidente obteve uma vitória esmagadora nas eleições de 14 de junho, derrotando seu rivais conservadores, e tomou posse no dia 4 de agosto.
Continua depois da publicidade