Cotidiano

Presidente da CET defende conjunto de medidas para a mobilidade urbana

Antonio Carlos Silva Gonçalves falou à Reportagem do Diário do Litoral sobre 'conjunto de intervenções na Cidade'

Agência Brasil

Publicado em 10/11/2014 às 10:39

Atualizado em 18/03/2022 às 21:19

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“Não é apenas o Canal 3. Estamos fazendo um conjunto de intervenções na Cidade pensando na mobilidade urbana”. As palavras são do presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves. Amanhã, um novo encontro com moradores e comerciantes da Avenida Washinton Luis deve por fim ao impasse do estacionamento no local.

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De acordo com Gonçalves, a proibição do estacionamento na avenida está dentro de um conjunto de medidas adotadas pela Administração. “O pessoal está particularizando uma discussão que é coletiva e não se dá apenas no Canal 3. Respeitamos, tanto que os ouvimos, mas é preciso entender que é uma via arterial. As vias têm configurações diferenciadas e importância no deslocamento urbano”. Outras vias do Município também sofreram alterações nos últimos meses.

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Gonçalves destacou ainda outras intervençõs realizadas no Canal 3. “Fizemos uma nova pavimentação prevendo uma melhor fluidez e segurança no local. Não pegamos uma proposta do nada. Foi pensada, estudada e tem embasamento técnico”. A Avenida Washington Luis conta atualmente com 363 vagas de estacionamento.

Sobre a falta de sincronização semafórica, questionada pelo grupo de comerciantes e moradores, Gonçalves explicou que 75% dos semáforos são controlados na CET. “A sincronia é aferida constantemente. Estamos no final de um processo de licitação para a instalação dos semáforos inteligentes que vão contribuir bastante para a melhoria do trânsito”. O sistema atual funciona de acordo com a velocidade das vias. Por exemplo, se uma avenida tem limite permitido de 50 km/h, caso haja alteração de tráfego, o sistema é prejudicado, podendo ficar mais lento.

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O presidente da CET ressalta que a situação no Canal 3 ainda está indefinida, mas deve ter um desfecho após a reunião de amanhã com o grupo de comerciantes e moradores.

“Apresentamos uma nova proposta e eles uma contraproposta. Estamos avaliando e vamos discutir”. O órgão propôs reduzir pela metade o horário da proibição em ambos os lados da via. Inicialmente, a interdição ocorreria das 7 às 20 horas.

Mobilidade urbana

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Segundo dados da CET, a frota santista é composta por 1,4 veículos por habitante, com crescimento de 3 a 4 por cento ao ano. “Se continuar nesse ritmo, a tendência é que em 10 anos esse número seja de um veículo por habitante. Alguma coisa precisa ser feita”, disse o presidente. Ele descartou, por enquanto, o rodízio de veículos na Cidade.

Entre as medidas destacadas por Gonçalves, com relação à mobilidade urbana, está a melhoria na frota de ônibus, composta por 300 veículos. Até o final de dezembro 150 carros terão instalados ar-condicionado e rede wi-fi. A partir de março, os outros 150 veículos, gradualmente, deverão receber o serviço.

Ele também ressaltou a extinção das linhas circulares, que deverá ocorrer em breve, com a integração das passagens; as alterações nas vias anteriormente de mão dupla; as intervenções nos estacionamentos públicos; e a implantação da rotatividade em alguns locais.

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