Continua depois da publicidade
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, cancelou uma viagem que faria nesta quinta-feira para Moçambique, depois de visitar o ex-líder Nelson Mandela no hospital. Segundo comunicado divulgado pelo escritório de Zuma, Mandela continua em estado crítico e os médicos "estão fazendo todo o possível para garantir seu bem-estar".
Uma onda de comoção se espalhou pela África do Sul nos últimos dias, com pessoas postando mensagens em homenagem a Mandela nas redes sociais e depositando flores e cartas na porta do hospital onde o líder da luta contra o apartheid, de 94 anos, está internado, em Pretória. Celebridades, atletas e líderes internacionais têm exaltado Mandela como um símbolo de sacrifício e reconciliação.
Na região onde Mandela nasceu, o chefe tribal Phathekile Holomisa disse nesta quarta-feira que o fim dele está próximo. "Eu acho que Madiba (apelido de Mandela) não está mais aproveitando a vida. Ele está respirando com a ajuda de aparelhos e não está gostando do que se passa ao seu redor. Eu acho que o bom Deus deve tomar a decisão de acabar com seu sofrimento", afirmou.
Continua depois da publicidade